Bom dia Cerâmica reuniu 20 ceramistas em Alcobaça

0
708
- publicidade -

A segunda parte da iniciativa Bom dia Cerâmica, em Alcobaça, decorreu entre os dias 1 e 3 de Junho no Mercado Municipal. Durante três dias decorreram várias actividades desde o II Encontro Nacional de Cerâmica, uma exposição de homenagem a Júlio Cipriano de Figueiredo, um ciclo internacional de filmes de cerâmica, visitas guiadas até à realização de oficinas cerâmicas que contaram com a participação do público.
Foi um verdadeiro centro cerâmico que recebeu 20 ceramistas de todo o país, que deram a conhecer os seus trabalhos. Parte dos autores teve a oportunidade de trabalhar ao vivo e de ensinar algumas técnicas aos visitantes relacionadas com modelação e com trabalho à roda e à lastra.
Segundo Jean Ferrari, responsável pelo colectivo Três Cês, a iniciativa correu bem e o único aspecto negativo foi a fraca divulgação do evento. O ceramista salientou o facto desta edição ter contado com a presença de responsáveis da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica. Entre os convidados contaram ainda com a escultora Virgínia Fróis, além da presença de vários responsáveis da região Oeste ligados à cerâmica. Jean Ferrari ficou satisfeito com a adesão dos ceramistas e do público ao evento que contou com a apresentação de filmes sobre a cerâmica de Mário Reis e os 20 anos das Oficinas do Convento. Foi também apresentado o documentário do leiriense Bruno Carnide, “Feito em Portugal/Sold Elsewhere”. Durante o evento foi lançado o livro de Jorge Pereira Sampaio “Olaria de Alcobaça – 90 Anos 90 Peças”, onde figuram obras de Ferreira da Silva e Leonel Cardoso, artistas das Caldas que chegaram a colaborar naquela empresa histórica de Alcobaça.
O responsável pela Associação ainda referiu à Gazeta das Caldas que não estão reunidas as condições para realizar a Mostra de Cerâmica de S. Martinho que habitualmente se realiza em Julho.

- publicidade -