Books & Movies traz cinema e literatura à região

0
78

Depois de um ano interregno devido à pandemia, o Books & Movies está de regresso a Alcobaça já na próxima segunda-feira, 1 de novembro, pelas 16h00, no Museu do Vinho. A primeira iniciativa, “Em cada sala um escritor” de poesia e teatro, convida os visitantes a percorrer espaços do museu onde será surpreendidos por cinco estátuas vivas representando Fernando Pessoa, Virgínia Vitorino, Miguel Torga, Florbela Espanca e José Saramago. Um personagem em cada sala irá recitar excertos de obras de cada escritor.
A 2 de novembro será inaugurada, no Centro de Interpretação e Educação Ambiental (Estufa 1 do Parque Verde) às 15h30 a Exposição “Os dinossauros regressam a Alcobaça”. A mostra vai estar patente até ao final do ano. No dia 3 de novembro, pelas 18h00, no auditório da Biblioteca municipal haverá um encontro com as escritoras Lénia Rufino e Maria Helena da Bernarda.
A 4 de novembro, às 9h20, decorrerá a iniciativa “Cineastas Emergentes Alcobacenses” no Centro Cultural Gonçalves Sapinho.
Para o dia 5, na Biblioteca Muncipal de Alcobaça, será apresentado o livro “Se não me amas não te demores” de Raul Minha’Alma. o autor é natural de Marco de Canaveses e, aos 17 anos, começou a escrever poesia. Em 2011, lançou o seu primeiro livro de poemas “Desculpe Mãe”. Seguiram-se outras obras até que em 2016, com 24 anos, atingiu o reconhecimento do público com “Larga Quem Não Te Agarra”.
O festival prossegue até 27 de novembro com mais de uma centena propostas culturais entre apresentações de livros, filmes, concertos,conferências, espectáculos de dança, conversas com realizadores e exposições.■