Bordados das Caldas em loja no centro da cidade

0
426
A nova presidente da Associação, Ana Pereira, ladeada por mais duas bordadeiras que integram aquele coletivo
- publicidade -

Associação dos Bordados das Caldas tem uma venda no centro da cidade, durante a época natalícia

No centro comercial D. Carlos abriu para a época natalícia, uma loja dedicada ao bordado das Caldas. Presentes estão vários tipos de peças bordadas e que podem constituir-se como diferentes prendas de Natal. Estão presentes toalhas de mesa, naperons, panos de tabuleiro, saquinhos, almofadas, toalhas turcas, malas e até vestidos de noiva que têm o bordado local na sua composição. Podem também ser apreciadas as sapatilhas que têm o bordado local.
Ana Pereira, que é a nova presidente da Associação dos Bordados das Caldas, diz que o espaço comercial foi cedido pelo comerciante Vieira Gonçalves, que assim deu oportunidade ao bordado local de se dar a conhecer aos caldenses e àqueles que nos visitam.
“Temos tido várias encomendas”, disse a nova dirigente que se encontra à frente da Associação desde o passado mês de outubro. Uma das ideias para o próximo ano, é a realização de uma passagem de modelos com as peças de roupa bordadas com o Bordado das Caldas.
Estão a prever que a iniciativa, – que é uma ideia da anterior direção da Associação, – possa acontecer no mês de junho de 2025. A partir de janeiro “vamos contactar universidades e estilistas que queiram trabalhar connosco na aplicação do bordado ao vestuário”, disse a bordadeira, acrescentando que conta com o apoio da autarquia nesta demanda. Neste momento, a Associação acha que estão “muito escondidas” dado que a sede está na Expoeste e, na opinião da presidente, precisavam de estar num espaço com maior visibilidade para o Bordado. Reza a lenda que este terá sido iniciado pela própria Rainha D. Leonor e suas aias.
Está prevista a mudança desta Associação para o Pátio dos Burros, mas a intervenção ainda não está terminada.
“O Bordado das Caldas faz parte património da própria cidade, precisa de ser mais divulgado”, disse Ana Pereira, que está apostada em dar a conhecer esta arte local. “Vamos contactar com as juntas para ensinar a bordar na nossa sede e também nas freguesias”, disse a presidente, acrescentando que se mantém a ligação com o CEARTE com quem a associação realiza pelo menos um curso por ano. A loja do Bordado das Caldas vai funcionar até ao dia 23 de dezembro, entre as 10h00 e as 19h00. ■

- publicidade -