Caldas é a capital do cinema de turismo

0
454
O primeiro painel da iniciativa foi dedicado à Promoção audiovisual dos produtos e destinos turísticos
- publicidade -

Até amanhã, dia 27 de outubro, há filmes de turismo de vários países a competir no CCC

Começou na terça-feira, 24 de outubro, a 16ª edição do Festival Art & Tur que este ano escolheu as Caldas como cidade anfitriã.
Amanhã, sexta-feira, o evento terminará com a Gala onde serão entregues os prémios para os melhores filmes de promoção turística e que este ano são oriundos de 40 países de todo o mundo.
O primeiro dia foi dedicado a debates e filmes em língua portuguesa e contou também com uma segunda sessão de filmes e um debate, dedicados ao Brasil, vendo o país irmão também “como oportunidade”, disse à Gazeta das Caldas, o diretor do festival, Francisco Dias.
O primeiro dia terminou com um jantar típico brasileiro, sem esquecer a música ao vivo e que se designou “A menina dança?” .
Na quarta-feira, os debates previstos foram feitos em inglês para que toda a gente entenda e, sobretudo, “porque temos a participar pessoas ligadas ao cinema de turismo de vários continentes”, acrescentou o responsável que é também docente na ESTM.
À noite esteve previsto o concerto com três bandas filarmónicas do concelho das Caldas, que se dedicaram à interpretação de temas de bandas sonoras de filmes famosos. Há muito que este concerto, que será apresentado no grande auditório do CCC, está esgotado.
Hoje, quinta-feira, além da exibição de filmes e de mesas redondas, também de origem internacional onde não faltará o visionamento de filmes de turismo de vários países.

Plateia cheia com alunos de escolas caldenses e que vieram assistir ao arranque desta iniciativa

“O melhor do mundo no nicho”
Amanhã, 27 de outubro, decorrerão visitas nas Caldas, a espaços simbólicos que serão guiados por responsáveis do Geoparque. Ao fim da tarde decorrerá a entrega de prémios, que será apresentado por Rafael Bordalo Pinheiro e uma apresentadora, que se apresentará com trajes típicos da Indonésia.
O festival Art & Tur deste ano tem uma programação “ambiciosa” e Francisco Dias não se coíbe de o designar como “o melhor festival do mundo neste nicho de mercado”.
Refere-se não só à quantidade como à diversidade de filmes que habitualmente surgem a concurso, bem como à qualidade dos membros do júri, pois são 42 membros, oriundos de 22 países. “Catorze elementos já cá estão e pagam os seus bilhetes para cá vir”, disse o diretor, que fundou esta iniciativa em 2007 e que continua a trabalhar pro bono para um evento que acredita que liga a Academia e o mundo “lá fora”. Podem unir-se em eventos como este pois “partilhar experiência é ensinar”, realça.
O Festival Art & Tur aposta forte no público escolar e é comum reber escolas de outras localidades. Para Francisco Dias, este festival, que já decorre há 16 anos em Portugal, tem características específicas que o enchem de orgulho. São elas “a resiliência, a capacidade de inovação e a independência dos seus patrocinadores”, rematou. ■

Francisco Dias, docente da ESTM (à direita), é o fundador e diretor desta iniciativa, que já decorre de forma itinerante, há 16 anos. Art & Tur só terminará amanhã com a Gala de entrega de prémios
- publicidade -