Caldense lançou livro de poesia nos EUA

0
439

2autorO actor e humorista caldense, João Pedro Santos, volta a surpreender. Desta vez por causa da escrita. No dia 11 de Novembro foi lançado o seu primeiro livro de poesia, com a chancela de uma editora norte-americana. Designa-se SWords in The Night and Other Ungodly Aventure (traduzido significa Espadas na Noite e Outras Aventuras Pagãs) e pode ser adquirido numa livraria em Los Angeles e para todo o mundo através de sites de vendas como a Amazon, Barnes&Noble ou Chapters.
João Pedro Santos promete ainda autografar cada um dos exemplares que forem adquiridos por quem vive na sua terra natal.

“Quando se começa já não se consegue abrandar o ímpeto. É lixado. Às vezes, é angustiante, mas o acto de criar, de criar pela palavra é agora uma necessidade diária”. Palavras deste caldense, de 35 anos, conhecido do mundo dos sketches humorísticos e da stand-up comedy, tanto em Portugal como no Brasil. Escreve este género há uma década e há cinco anos que passou também a escrever contos, crónicas e poesia. Estes expressam “a necessidade de me libertar do que me vai cá dentro, as entranhas de memórias que venho guardando ao longo dos anos”, disse.
Começou por escrever em português, mas como nenhuma editora o recebeu “para dar uma vista de olhos no que tinha escrito”, entende que “há uma grande resistência a algo novo que apareça e que não faça parte do “establishment”, que não nasça dentro de um certo nicho elitista que detém o poder de decisão”.
A oportunidade acabou por surgir do outro lado do Atlântico, na Califórnia, numa editora de Los Angeles.
Há alguns meses, o actor começou a escrever em inglês. Não porque estava desiludido com a língua de Camões, mas porque lhe surgiram “ideias e sentimentos que faziam sentido em inglês” e que João Pedro Santos passou a publicar em pequenos “pedaços” na rede social Instagram, algo que se mantém até hoje.
Em Junho recebeu um e-mail de um certo Matt Henson que dizia ser um editor de Los Angeles, que tinha lido os seus textos no Instagram e queria ler mais. O caldense achou estranho, mas enviou-lhe mais textos da sua lavra.
Feita uma reunião por Skype em Junho, combinaram a edição do primeiro livro para o final deste ano. E assim surge, de forma rápida, SWords in The Night and Other Ungodly Aventure (traduzido significa Espadas na Noite e outras Aventuras Pagãs. Em inglês, SWords funciona como um anagrama – duas palavras numa só – Swords (espadas) e words (palavras) podendo o título ser também lido como Palavras na Noite, um trocadilho feliz que lhe foi sugerido por um amigo, Ricardo Rezende.
Há uma frase de Hemingway que João Pedro Santos carrega consigo. “Escrever não tem nada que saber, sentamo-nos em frente à máquina de escrever e sangramos”, disse acrescentando que “é muito bonita a ideia de sangrar palavras no papel”. E é isso que tenta fazer. Na sua opinião, “escrever com verdade e fazer com que ela toque os outros de alguma forma, custa”. O autor considera ainda que dedicar-se à escrita “é quase uma redenção, um escape daquilo que vives no quotidiano”.

Novo livro no próximo ano

“SWords in The Night and Other Ungodly Aventure” é vendido apenas numa livraria em Los Angeles e para o mundo inteiro através de sites de vendas como a Amazon, Barnes&Noble ou Chapters. “Não é um e-book. É um livro físico, de capa dura, que pode ser comprado pela internet, através dos grandes sites de retalho livreiro”, sublinhou o caldense.
O lançamento decorreu na semana passada em Los Angeles e a obra está disponível para venda desde então, bastando pesquisar pelo título do livro ou pelo autor, João Pedro Santos.
Em vez de escritor, o caldense considera-se “um anotador de ideias que me vão aparecendo por aqui”. E promete que vai continuar a anotar e a pensar sobre o que lhe vai acontecendo.
Já começou a escrever um novo livro, também em inglês e que espera editar em 2016, também nos Estados Unidos, pela mesma editora.
Tem igualmente um romance quase terminado, escrito em português, que gostaria de publicar em Portugal.
Para quem é do concelho das Caldas da Rainha e adquirir o livro, o autor promete uma dedicatória personalizada.

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt