Foi constituída, a 17 de Abril, no Palácio Nacional de Mafra, a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC). A sede da nova entidade fica nas Caldas e tem como director executivo José Luiz de Almeida Silva, que também dirige a Gazeta das Caldas.
A AptCC reúne os municípios de Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Numa segunda fase a associação quer abarcar todos os municípios portugueses que têm tradição cerâmica.
Os concelhos fundadores – que cobrem quase todo o país e totalizam mais de 600 mil habitantes – estão agora unidos para defender e divulgar o património cultural e histórico cerâmico.
A AptCC pretende ainda promover a criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea. Tem também a seu cargo o desenvolvimento de uma política de divulgação e de comercialização da oferta cerâmica em Portugal e no estrangeiro.
Na cerimónia, Helder de Sousa Silva, presidente da Câmara de Mafra, salientou a presença dos representantes do Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas, que congrega mais de uma centena de cidades cerâmicas do espaço europeu. O autarca disse que este agrupamento é uma “estrutura com peso institucional junto da Comissão e do Parlamento Europeu e que está a preparar projectos patrocinados por organizações internacionais”.
Exposição no Palácio de Mafra
Após a assinatura seguiu-se a inauguração da exposição “Cerâmica Portuguesa”, que está patente na Sala Galilé do Palácio Nacional de Mafra até ao dia 7 de Maio. Na mostra estão representados todos os municípios da associação.
Durante a tarde realizou-se a primeira assembleia geral da AptCC tendo sido indigitado para director executivo da associação o caldense José Luiz de Almeida e Silva, que o fará pro bono. Este especialista esteve ligado à anterior iniciativa em Portugal das rotas de cerâmica e que é também o Embaixador Cultural no âmbito da Academia Internacional de Cerâmica, sediada em Genève (Suíça) e que é uma estrutura associada da UNESCO.
Os órgãos sociais da associação ficou assim definida para os próximos dois anos:
Assembleia Geral: Aveiro (presidência), Redondo (vice-presidência) e Vila Nova de Poiares (secretário).
Direcção: Mafra (presidência), Caldas da Rainha (vice-presidência), Reguengos de Monsaraz (secretário), Barcelos (tesoureiro) e Tondela (vogal).
Conselho Fiscal: Viana do Alentejo (presidência), Alcobaça (vice-presidência) e Ílhavo (vogal)
Conselho Consultivo: Batalha, Montemor-o-Novo e Viana do Castelo.