Caldense sagrou-se, mais uma vez, vencedor do Campeonato do Mundo de DJ’s. Este é o seu quarto título mundial
O caldense Tiago Norte, mais conhecido por Stereossauro esteve recentemente a representar Portugal na final do DMC World Championship em Paris e sagrou-se campeão mundial. Trata-se da competição anual de DJ’s de todo o mundo que consagrou este produtor musical com um set de 15 minutos, destinado às pistas de dança. Primeiro participou no campeonato do mundo on-line onde participaram DJs de 20 países. “Venci essa prova em setembro e ganhei o acesso ao campeonato presencial”, disse o caldense que juntou desde Led Zeppelin até excertos de canções feitas este ano.
Stereossauro foi o primeiro português a vencer esta competição anual de DJ’s. “Não estava à espera de ganhar, mas dei o meu melhor e acabei distinguido”, disse Tiago Norte que foi acompanhado pelo também caldense DJ Ride, pois foi convidado para ser júri numa outra categoria deste concurso mundial. “O DMC é um concurso realmente importante para nós. Quando começámos, há 20 anos,víamos estas provas ainda em cassetes VHS… Foi assim que aprendemos”, disse o músico recordando que já foi bicampeão mundial de scratch/gira-disquismo e agora, ter ganho este prémio, “foi uma verdadeira conquista”.
Por agora o capítulo das battles entre DJs “está encerrado” mas o caldense continuará ligado a este campeonato mundial, integrando os júris.
“Ganhámos tudo o que havia a ganhar! Tenho quatro títulos mundiais, dois com BeatBombers e dois a solo”, disse Tiago Norte à Gazeta das Caldas.
Aos 46 anos, o músico vai continuar o seu trabalho na produção musical. Este ano, Stereossauro lançou dois álbuns: um deles dedicado às sonoridades da guitarra portuguesa, e tem feito várias colaborações com outros músicos.
Com a cantora Ana Magalhães, Stereossauro está a preparar para 2025 o álbum Tristana 2, mas o caldense tem ideias de novos projetos, ligados à portugalidade, unindo os sons tradicionais à sua eletrónica. Não faltarão sonoridades de cariz mais popular como ligados ao acordeão e ao adufe. ■