Italian Songs, assim se designou o concerto que teve lugar a 26 de Setembro no CCC e que já integrou o Caldas Nice Jazz. Com Paolo Birro no piano e Pietro Tonolo no saxofone, ouviram-se temas do repertório da música italiana, combinadas com melodias de canções americanas.
Na actuação houve o cruzamento entre ambas tradições sonoras, desde a década de 1930 até à actualidade. O concerto propôs ao público uma viagem pelas canções mais populares de compositores, músicos e escritores, que edificaram a história da música italiana, como é o caso de Lucio Battisti, Umberto Bindi, Armando Trovajoli, Ennio Morricone, Domenico Modugno, Riccardo Cocciante, Bruno Lauzi e Maurizio Fabrizio.
Este evento teve o apoio do Instituto Italiano de Cultura. A sua directora, Luísa Violo (que é também adida cultural da Embaixada de Itália) explicou à Gazeta das Caldas que esta foi a oportunidade de descentralizar um concerto, aproveitando o facto de estar a decorrer um intercâmbio entre a Universidade Lusíada (onde funcionam cursos de jazz e de música moderna) e o Conservatório de Vicenza. Os dois músicos italianos são também professores naquela escola.
Luísa Violo e o marido, Paolo Solvi têm casa nas Caldas e dizem que há cada vez mais italianos que escolhem vir viver para o Oeste. “Caldas da Rainha é um lugar particular e há muitos interessados em residir nesta zona”, afirmou o casal. Segundo Luísa Violo, há também parcerias que têm levado projectos portugueses a Itália, tal como já aconteceu com o professor da ESAD, Mário Caeiro.