Caricaturas do World Press Cartoon em exposição em Madrid

0
90

A exposição do World Press Cartoon está de volta à Fábrica do Humor em Alcalá de Henares, em Madrid, onde podem ser apreciadas as melhores obras que foram apresentadas na edição de 2020, nas Caldas da Rainha.
O certame, que é organizado pelo cartoonista António – que trabalha no semanário Expresso desde 1974 – , tem como objetivo apoiar, a nível internacional, os profissionais da caricatura e do humor gráfico a nível internacional.
Nesta mostra em Madrid poderão ser apreciados trabalhos que foram publicados em toda a imprensa mundial durante o último ano. A exposição que poderá ser apreciada em Madrid foi inaugurada nas Caldas no dia da gala de entrega de prémios desta 15ª edição do salão onde há trabalhos relacionados com Trump, Bolsonaro, o Brexit ou as alterações climáticas.

A caricatura de Boris Johnson foi a grande vencedora da última edição | DR

Nas Caldas da Rainha estão patentes centenas de desenhos que concorreram às três categorias deste salão: caricatura, desenho de humor e cartoon editorial e que podem ser apreciadas até 15 de novembro. Na categoria de Caricatura, o alemão Frank Hoppmann foi galardoado com o Grande Prémio pela sua caricatura dedicada a “Boris Johnson” e que foi publicado no periódico online alemão Eulenspiegel, em outubro de 2019.
O júri que selecionou os trabalhos deste ano integrou António Antunes (presidente do Júri e director do salão), Jacuk Wiejacki (Polónia), Osmani Simanca (Cuba), Sabine Glaubitz (Alemanha) e Jean-Michel Renault (França). Estes caricaturistas estiveram reunidos nas Caldas da Rainha no passado mês de fevereiro.