A estudante de Silves pretende prosseguir e quer tirar o seu mestrado em França

Aluna formou-se em Som e Imagem na ESAD, concorreu com uma curta-metragem final ao Indielisboa, tendo-se distiguido na categoria de Novíssimos

Carolina Vieira, recém-licenciada no curso de Som Imagem, na ESAD foi a vencedora do prémio Novíssimos do IndieLisboa 2020, com o filme ‘Contrafogo’, realizado na disciplina de Projecto Final. A jovem de 22 anos é de Silves e quando anunciaram que o seu filme se tinha sagrado vencedor “foi surreal! Eu nem queria acreditar que era mesmo verdade”, disse a vencedora à Gazeta das Caldas.
A sua curta-metragem possui dez minutos e aborda questões sobre a família, num filme que foi afectado pela pandemia. A autora filmou-o no seu quintal tendo usado um lençol onde, na maior parte das situações, é projectada a sua própria sombra.
Na história aborda-se o funcionamento da dinâmica familiar em tempos de confinamento obrigatório.
Além do cinema, Carolina Vieira interessa-se igualmente por outras áreas artísticas como as artes plásticas e as artes performativas. Carolina Vieira inspira-se nas propostas de autores como
Marina Abramovic, Bas Jan Ader, Chantal Akerman, Salomé Lamas e ainda Lourdes Castro.
O júri do IndieLisboa foi unânime na atribuição do prémio à jovem justificando que esta curta-metragem se sagrou vencedora por se tratar de um filme que “reúne de forma doce, bem-humorada e delicadamente crítica, sensações que atravessam este difícil ano de 2020, e que deixa no ar um sentimento de bem-estar e reflexão sobre a vida, sobre o tempo, sobre as relações familiares, e sobre o próprio sentido do cinema”. A algarvia pretende prosseguir estudos e pretende realizar o seu mestrado em França.
Antes vai trabalhar no seu portfólio e continuar a dedicar-se à pintura e à fotografia.
“Talvez regresse aos guiões que fiz na ESAD”, contou a jovem realizadora à Gazeta das Caldas. Antes de ingressar na ESAD, Carolina Vieira praticou natação de competição e vai querer filmar sobre a sua experiência.