Ceramista Filipe Faleiro mostra “Partes de Mim” na galeria da CCC

0
106
Filipe Faleiro deixou a engenharia informática para se dedicar à cerâmica a tempo inteiro, tendo-se especializado no Cencal

São mais de vinte as criaturas estranhas, meias humanas, meias animais, feitas em cerâmica, habitam a galeria do CCC até ao fim do mês de janeiro.

Todas as peças de “Partes de Mim” de Filipe Faleiro estão de costas quando se chega à Galeria do CCC. Isto porque o artista decidiu colocá-las viradas para o mural, que tem uma forma de nuvem e é feito de quatro centenas de esferas, feitas de vários barros.
Nesta mostra estão presentes 22 peças das mais variadas coleções de um autor que decidiu abandonar a engenharia informática para se dedicar às artes da cerâmica. Contactou com esta arte em 2016 no Cencal e, desde então, nunca mais parou. Tem o seu ateliê de trabalho nas Caldas desde 2018 e enviou a peça “Tomás” a concurso à Bienal Internacional de Cerâmica de Aveiro de 2021, obtendo uma Menção Honrosa. Presentes estão grandes peças que vêm do imaginário do autor e onde se mistura elementos da figura humana, animal e da esfera.
“Trouxe os Peões, os Gordões, os Cabeções e que são as séries a que me tenho dedicado nos últimos tempos”, disse o artista, que criou sete novas peças para esta apresentação. As suas obras têm alguns traços exagerados e até grotescos.
Filipe Faleiro, que trabalha em grês e também com porcelana, tem o ateliê na Rua Visconde de Sacavém, entre o Parque e o Centro de Artes, para ter mais espaço e visibilidade. Considera-se no início da sua carreira de autor e quer avançar com calma. “Desenvolvo o meu trabalho sem pressão, investigando e experimentando a matéria”, contou o autor.
Na sua opinião, as suas peças “são como filhos, pedaços de mim que transportam o meu legado emocional e social”, referiu o autor que teve uma exposição, muito participada por amigos e família, onde marcaram presença o edil caldense e o presidente da CulturCaldas, Pedro Braz. A exposição contou ainda com uma degustação de bombons da uma nova marca de chocolate artesanal , a M Bonbon Chocolate que está a surgir nas Caldas e que é da responsabilidade de Cláudio Rodrigues.
“Partes de mim” está na Galeria do CCC até 29 de janeiro e haverá visitas guiadas para escolas.