Ceramista local selecionada para concurso mundial de bules

0
1437
Paula Violante está representar o país nesta iniciativa internacional | DR
- publicidade -

A ceramista Paula Violante enviou uma das suas peças para Concurso Internacional de bules de chá de Yixing

A ceramista Paula Violante foi convidada a participar no primeiro Concurso Internacional de bules de chá de Yixing, na China.
Oriol Calvo Vergés é membro da Academia internacional de cerâmica e Júri do 1º concurso internacional de bules de chá de Yixing e como colaborador deste evento, “estendeu o convite a vários especialistas do universo da cerâmica para indicarem ceramistas dos seus países que quisessem participar, na qualidade de artistas convidados”, explicou a autora, que enviou um bule em grés, rodado e cozido a lenha a 1300º C, que foi feito num forno tradicional Sasukenei, existente na aldeia do xisto Cerdeira (Lousã).
A asa desta peça foi realizada em latão e bambu. “Só enviei a peça, após a proposta ter sido aceite”, contou a autora, que enviou o bule primeiro para Argentona (Barcelona) e depois seguiu para Yixing na China “à boleia” de Oriol Calvo Vergés, elemento que integra a organização deste evento.
Segundo Paula Violante, a localidade de Yixing possui uma tradição secular da manufatura de cerâmica, sendo especializada em bules de chá executados com extrema precisão… “São peças de um requinte incomparável”, nota.
A ceramista está feliz por fazer parte deste prestigiado evento onde se encontra a representar Portugal.

A representar Portugal
A peça de Paula Violante consta no catálogo do evento e que segundo a artista possui “variadíssimas obras fantásticas para explorar”.
Os países representados nesta primeira edição desta iniciativa internacional são: China, Japão, Coreia, América, México, Canadá, Brasil, Rússia, Sérvia, Israel, Itália, Alemanha, Noruega, Espanha, Suíça, França e Portugal.
Paula Violante é uma das autoras que desenvolve o seu trabalho no atelier 19b em parceria com o oleiro Miguel Neto.
De resto, aquele casal marca presença em vários certames e tem banca própria na Praça da Fruta onde vende as suas criações contemporâneas, sobretudo aos fins de semana.
Paula Violante foi uma das autoras que integrou a coleção de cerâmica contemporânea da Gazeta das Caldas.
O seu percurso teve início na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro onde frequentou o extinto curso de Artes e Ofícios e prosseguiu com várias formações no Cencal. Depois estudou na ESAD, onde se licenciou em 2007 em Design de Cerâmica e Vidro. Foi também uma das autoras que trabalhou no atelier da ceramista Isabel Claro, mais conhecida por Bolota.
Atualmente, a caldense participa em exposições, individuais e coletivas, em feiras e em mostras de arte e artesanato.
Paula Violante é uma das autoras com peças à venda na loja da Molda, na antiga fábrica Bordallo Pinheiro.

- publicidade -