Coletivo Osso vai realizar o seu Dia Aberto em S. Gregório e tem propostas para públicos de várias idades
No próximo dia 16 de dezembro decorrerá mais um Dia Aberto do Osso, cuja sede fica em S. Gregório. O grupo terá um conjunto de atividades públicas divididas entre a sede da Osso, Associação Cultural e o Salão de São Gregório, ambos situados naquela aldeia caldense. Entre as 9h30 e as 13h30 há uma oficina para as famílias que inclui uma visita à Mata Nacional do Vimeiro para “Observar Cogumelos” com Ricardo Ferreira.
Às 16h00 decorrerá a inauguração da peça “Peso Horizonte#2” de Ricardo Jacinto, que decorre no âmbito do projeto In Loco, organizado pela Terceira Pessoa, um projeto coletivo que conta com 52 objetos artísticos virtuais de 23 artistas portugueses.
Ainda durante a tarde decorrerá a apresentação do recém criado Centro de Documentação e a inauguração da loja online desta associação . Será também distribuída a 5ª edição do Jornal Osso, que tem por tema o Território e Mapeamentos, com destaque para os “totens” solitários, que são os vértices geodésicos espalhados pelo alto dos montes daquela localidade. Pelas 18h00 abre a instalação e passará o filme de Luísa Homem e Nuno Morão.
O programa do Dia Aberto está pensado para toda a família e é composto por atividades para crianças, emissão especial da rádio Eira, instalações e ainda a realização de um jantar comunitário, que vai estar a cargo a cargo do chef Hugo Brito e que terá lugar no Salão de São Gregório. Às 21h00 está marcado o concerto de António Poppe e Nuno Morão e às 22h00 decorrerá a atuação de Nuno Rebelo com Ricardo Jacinto e Nuno Morão. Será um dia em cheio “para encerrar (e celebrar) mais um ano de trabalho de criação na Osso, entidade cultural que dá uma forte atenção à comunidade e ao território local”, informa nota. As inscrições nas atividades podem ser feitas em www.osso.pt. ■