Colóquio assinala nascimento de José Malhoa

0
869
- publicidade -

O Museu de José Malhoa vai assinalar, no dia 26 de Abril, pelas 15h00, os 160 anos do nascimento do seu patrono e evocar os 75 anos da instalação definitiva em edifício próprio, com a realização de um colóquio em volta da vida e obra do pintor naturalista caldense.
A abertura da sessão contará com momentos musicais com Estela Calisto, Ruth Horta e Mariza (voz e piano). Conceição Colaço, técnica daquele museu, proferirá a comunicação “Rainha D. Leonor 1926. Uma oferta do pintor José Malhoa ao povo das Caldas”. Por vídeo-conferência, participará em seguida Ana Maria Farinha que abordará o tema José Malhoa/Tela – Estudo para a execução da obra: Retrato da Rainha D. Leonor.
Às 16h15, Miguel Portela vai apresentar a questão “José Malhoa e Cruz Magalhães – em Outubro de 1913 na vila de Figueiró dos Vinhos”. Seguem-se Margarida Herdade Lucas que se vai dedicar ao tema “Um Jovem pintor moderno: José Malhoa” e Rui Calisto que dará a conhecer Malhoa Inédito: Genealogia, centro de documentação e documentação inédita e esparsa”. a A partir das 17h45 está previsto um debate com o presentes.

- publicidade -