Cultartis marca presença na Art4Family

0
460
Autores que pertencem à associação reuniram-se na galeria para a abertura da mostra coletiva
- publicidade -

Pintura, escultura e fotografia da Cultartis estão em exposição até ao fim do mês de agosto

Todos os anos, a Associação Cultartis realiza uma mostra coletiva com as obras dos seus artistas.

“Este ano unimo-nos à Art4Family para dar a conhecer os nossos trabalhos, disse Anunciação Gomes, a responsável por esta e coletivo, enquanto faz uma visita guiada pelas obras, dando a conhecer alguns dos temas – entre o abstrato e o figurativo – bem como explicando algumas das técnicas utilizadas.

- publicidade -

A associação – que tem 22 elementos de várias localidades do país – apresentou obras de pintura, escultura, desenho e fotografia.
Na inauguração houve a demonstração de técnicas de pintura que foi feita por três autoras do coletivo.

“Foi através da Gazeta das Caldas que chegámos a esta galeria!”, acrescentou a responsável que estabeleceu contacto com este espaço onde já se realizaram vários tipos de eventos. Anunciação Gomes salientou a mostra de médicos-artista se uma coletiva de arte africana, desde a mais tradicional às expressões contemporâneas.

A associação caldense Cultartis foi fundada em 2007 e é uma entidade sem fins lucrativos e que se dedica à promoção e desenvolvimento das artes.

João Paulo Cunha, o responsável pela Art4Family recordou que está a decorrer, até 28 de agosto, a “Open Call Art 4 Family 2025” Esta edição presta homenagem à vida e obra da Rainha D. Leonor e culminará numa exposição que se realiza entre os dias 4 de outubro e 17 de novembro nesta mesmo espaço.

A mostra da Art4Family será integrada nas comemorações do V Centenário da morte da rainha fundadora das Caldas.

“Já temos várias inscritos na Open call”, assegurou o médico que ainda deu a conhecer que foi agora criada a Associação Promotora das Artes e da Saúde (ASPAS) que pretende a realização de iniciativas relacionadas com a promoção das artes, da saúde, do bem-estar e da literacia de saúde.

“Vamos tentar obter apoio dos vários concelhos das localidades que faziam parte da Casa das Rainha”, disse o galerista que espera que haja mais terras do país a participar na mostra que quer celebrar o legado da Rainha.

Haverá prémios monetários para distinguir os melhores trabalhos e ainda será publicado um livro com as obras selecionadas para esta exposição que quer celebrar a vida e obra de D. Leonor.

- publicidade -