Museu do pintor caldense possui exposição sobre a Rainha com antigas e novas representações
Está patente, no Museu Malhoa, a exposição “Perfeitíssima: A Rainha Dona Leonor no Museu José Malhoa, em 2025”, num tributo à figura real cuja influência ainda perdura meio milénio após a sua morte.
A Rainha Dona Leonor (1458–1525) inspira a mostra que tanto reúne obras históricas da coleção do Museu como criações contemporâneas de artistas “que revisitam o seu legado à luz de novas sensibilidades”, explica nota sobre a mostra que convida o público a refletir sobre os símbolos que moldam a memória coletiva e sobre a forma “como podemos tornar as narrativas históricas mais inclusivas e partilhadas”. “Perfeitíssima” integra o projeto educativo “Rainha Somos Todos Nós”, desenvolvido pelos alunos da Escola Secundária Raul Proença.
A mostra conta com o retrato da Rainha feito e oferecido ao museu por José Malhoa (1926) e é o quadro nº1 da coleção do museu. Tem também interpretações de D. Leonor de Estela Baptista Costa, Joana Subtil, Carlos Tavares Pedro e Tânia Martins. Como tal, há um diálogo entre épocas, olhares e linguagens.
Organizada pela equipa do museu local, a exposição procura evocar a Rainha com as representações de agora, feitas por artistas da região — caso do vídeo “Fora D’Água”, de Tânia Martins e Carlos Tavares Pedro, que será exibido no âmbito da mostra”, explica a mesma nota.
O vídeo – feito por autores formados na ESAD.CR – estará também disponível para as escolas interessadas. Este último, filmado nas Caldas da Rainha, propõe uma leitura “sensível e contemporânea sobre poder, identidade e pertença temas que dialogam profundamente com a exposição”.
Segundo Nicole Costa, diretora do Museu Malhoa, a exposição traz ao público a Rainha D. Leonor “através dos olhos dos artistas que integram a nossa coleção e, igualmente, de criadores contemporâneos, acrescentando novos significados a esta personagem e aproximando-a do público atual”.
“Perfeitíssima: A Rainha Dona Leonor, em 2025” que contará com concertos e visitas orientadas,poderá ser vista até fevereiro de 2026.
![]()





