Demo Sul será apresentado nas Caldas

0
729
O festival encerrará com um concerto do duo Estrela Lemenski e de Téo Ruiz

O festival Demo Sul que se dedica à música brasileira independente decorrerá nas Caldas entre os dias 20 e 22 de junho

De 20 a 22 de junho, a música independente brasileira será, pela primeira vez, apresentada na cidade termal. Ao longo destes três dias, o Festival Demo Sul viajará pela primeira vez de Londrina, a “cidade dos festivais” no Brasil, para Caldas, a “cidade das artes”, será apresentado num formato reduzido e contará com um simpósio para debater a atualidade musical, um workshop de gestão de projetos, uma exposição de artes plásticas e um concerto do duo de autores brasileiros, Estrela Leminski e Téo Ruiz.
“A maior comunidade de emigrantes que há nas Caldas é a brasileira”, disse Marcelo Domingues, o organizador deste festival que quer, agora, passar o Atlântico e ligar-se também com a música independente portuguesa.
Nas iniciativas do Demo Sul nas Caldas pretende-se também refletir sobre a música e a relação entre Brasil e Portugal e as interseções entre ambas.
Do evento fará parte, a 20 de junho (quinta-feira), entre as 18h30 e as 21h00, um workshop sobre Gestão de Projetos Culturais, que terá lugar nos Silos. Esta atividade será coordenada pelo organizador Marcelo Domingues, que está a viver nas Caldas, pois frequenta o mestrado em Gestão Cultural, na ESAD.CR.
De regresso ao Demo Sul, no dia seguinte, 21 de junho (sexta-feira) entre as 18h30 e as 21h00, decorrerá o Simpósio de Música Independente que vai contar com a presença de Henrique Amaro (Antena 3), Paulo André (Abril Prá Rock), Téo Ruiz e Estrela Leminski. Os dois últimos autores vão fechar o festival Demo Sul no sábado, 22 de junho, pelas 22h00, na Toca da Onça Bistro (Travessa da Cova da Onça, 24, Caldas da Rainha).
Marcelo Domingues também criou a Rede Internacional de Música Entre Lugares (RIMEL), projeto que tem uma plataforma online e que serve de ponto de partida para a conexão da música independente entre Brasil e Portugal. No âmbito deste projeto – que já contou com conferências virtuais – participaram músicos dos dois países. João Triska, artista brasileiro da nova geração dos géneros MPB/Folk, também atuou nas Caldas no passado mês de setembro, na Toca da Onça, e contou com casa cheia. A 1.ª edição do Demo Sul Caldas vai contar com o apoio do programa Ibermúsicas, do Silos Contentor Criativo, do Toca da Onça Bistro e da Eusebio’s Hamburgueria. ■