Desenhos das casas no Espaço Leonel Miranda

0
945
Nuno Santos e Bruno Prates junto com os autores que registaram como são as fachadas e as ruas onde vivem
- publicidade -

Abriu a 14 de outubro “A minha rua” que reúne trabalhos de 50 alunos da Academia Desenhos do Bruno

O espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, voltou a abrir portas para a inauguração de uma exposição. Desta vez, o espaço expositivo conta agora com trabalhos dos alunos da academia Desenhos do Bruno.
Os alunos, com idades entre os sete e os 17 anos, estiveram a trabalhar sobre as casas e as ruas onde vivem e, desta forma, aprendiam também a perspetiva e os pontos de fuga quando surgiu o convite para expôr os seus trabalhos. Todos os estudantes fizeram um trabalho de pesquisa e de levantamento histórico sobre a sua rua, ficando desta forma a conhecer um pouco melhor da história local da sua localidade. As suas habitações, moradias ou andares em prédios foram pintados a óleo e a aguarela.
“Fico muito feliz por poder mostrar o nosso trabalho deste lado da cidade, neste bairro onde eu cresci”, disse Bruno Prates durante a inauguração da mostra, muito concorrida sobretudo por familiares e amigos dos autores.
O cartoonista – que é colaborador da Gazeta das Caldas – ainda acrescentou que expôr na freguesia de Sto. Onofre “é diferente, mais genuíno e desperta muito a atenção”. Durante a montagem da mostra não faltaram curiosos que vieram conhecer os desenhos.
Por seu lado Nuno Santos, presidente da União de Freguesias de Sto. Onofre e Serra Bouro, deu a conhecer que foi a freguesa Teresinha Miranda “que nos cedeu este espaço para levarmos a cabo atividade culturais”. E deixou uma nota sobre os desenhos dos alunos: “Todas as ruas estão limpas e não há carros em cima dos passeios!”. Estão em exposição 50 ruas de meia centena de autores que retrataram localidades tão diferentes como Caldas, Alcochete e até Vila Nova de Famalicão. Este último foi feita por uma aluna de oito anos, cuja mãe é professora e foi colocada na EB de Sto. Onofre.
Segundo o presidente da União de freguesias, o Espaço Leonel Miranda tem tido exposições com alguma regularidade e já estão planeadas novas mostras com o CEERDL e também está a ser planeada a apresentação do grande presépio natalício do Sr. Américo.
Em breve, a União de Freguesias vai inaugurar o Banco do Tempo pois, para além de um espaço cultural, “também queremos abrir até ao final do ano um espaço dedicado à ação social”. Estão a ser ultimadas parcerias para esta iniciativa que quer prestar apoio a quem quiser, por toda a cidade.
A exposição “A minha rua” está patente até ao dia 14 de novembro, no Espaço Leonel Miranda, no Largo Frederico Pinto Basto. ■

- publicidade -