Foi ao som da guitarra clássica de Beatriz Pinto que se viveu o Dia dos Namorados. Universidade Sénior criou instalação sobre o tema, patente no foyer.
A Universidade Sénior Rainha D. Leonor juntou-se ao CCC e criou um original mural, feito com materiais naturais e muitos corações, que embelezaram o foyer do centro cultural na noite de 14 de fevereiro. Foi um espaço decorado com uma intervenção feita com centenas de corações que recebeu o concerto da guitarrista Beatriz Pinto, natural de Aveiro, que estuda guitarra clássica na Alemanha e já foi distinguida com vários prémios internacionais. Participou também no programa televisivo Got Talent Espanha.
A instalação temática atraiu todos os casais presentes nesta iniciativa e muitos foram os que pediram para ser fotografados junto ao mural.
Além do mais, o foyer foi transformado em sala de espetáculo com uma parte de mesas. o que permitiu aos convivas assistir ao concerto da guitarrista Beatriz Pinto, ao mesmo tempo que degustavam bebidas, servidas pelo café-concerto.
A jovem brindou os presentes com um concerto com temas dos mais variados compositores, desde o barroco até à atualidade. Inclui no repertório temas do português Carlos Seixas.
Interagindo com o público, que encheu por completo o foyer, a intérprete conversou com o público sobre compositores, obras musicais e a importância da música clássica.
A meio da atuação, convidou os casais presentes para dançar uma valsa de um compositor espanhol, composta para guitarra.
Primeiro de forma tímida, depois avançando de forma segura, foram vários os casais de namorados que não resistiram a dar um pezinho de dança, assinalando assim este serão dedicado ao Amor.
À Gazeta das Caldas, Mário Branquinho, diretor do CCC, afirmou que é intenção deste espaço trabalhar em parceria com a comunidade local. “Este é um exemplo de como se pode trabalhar em conjunto e com sucesso”, disse o responsável, que acha que o concerto intimista de Beatriz Pinto saiu valorizado com a intervenção da Universidade Sénior.
“Colaboramos sempre que nos é solicitado”, disse Ana Caetano, uma das docentes da escola caldense e que fez parte da equipa que criou a instalação onde foram usados materiais reutilizáveis.
“Ao todo fizémos 300 corações para esta peça”, contaram as responsáveis que ainda acrescentaram que a intervenção artística vai ficar patente no foyer do CCC pelo menos até ao início de março.
Os trabalhos para a celebração do Dia dos Namorados foram feitos em várias disciplinas e não faltaram marcadores de livros e poemas de amor, escritos pelos alunos. Por seu lado, Beatriz Pinto gostou de atuar nas Caldas. “Foi muito bom ter casa cheia! Quando vi que foi necessário ir buscar o dobro das cadeiras, senti-me nas nuvens!”. A intérprete começou a estudar guitarra aos sete anos e já soma 25 prémios internacionais. Está há três anos a estudar no conservatório Hochschule für Musik Franz Liszt Weimar, na Alemanha e já pensa em gravar um álbum.
“Toco temas desde o barroco até à atualidade e terei que fazer uma seleção que faça sentido”, disse a guitarrista que foi aplaudida de pé, nalguns dos temas que interpretou no CCC. ■
