Dia Internacional dos Monumentos e Sítios comemorado na região

0
702
Mosteiro de Alcobaça

Acompanhar a evolução do projecto da Carta Arqueológica das Caldas, apreciar exposições, visitar e ouvir música nos mosteiros alcobacenses, participar em conferências, caminhar pelos cemitérios de Peniche ou ver uma exposição que reúne moinhos em artesanato num moinho do Cadaval. Estas são algumas das actividades que se realizam nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Os resultados de 2017 da Carta Arqueológica das Caldas serão divulgados amanhã, 21 de Abril, pelas 18h00, no edifício do Espaço de Turismo, no topo da Praça da Fruta.
O arqueólogo Ricardo Lopes disse à Gazeta das Caldas que neste evento serão apresentados sítios inéditos, como monumentos megalíticos no Carvalhal Benfeito e um possível povoado da Idade do Ferro em Salir do Porto. Além disso, em 2018, a equipa já encontrou dois novos sítios arqueológicos pré-históricos em meio urbano.

O Museu do Hospital e das Caldas recebe amanhã de manhã (10h30) um atelier de desenho para pais e filhos com Sandra Roda. A iniciativa decorre no exterior do museu e pretende reflectir sobre a sustentabilidade. Custa 15 euros por dupla (materiais incluídos) e as inscrições podem ser feitas através do e-mail mushospcaldas@sapo.pt ou do tel. 262830300.
No mesmo espaço, pelas 15h30, é inaugurada a exposição de desenho “Rest(auro)” #2” de Gil Ferrão, aluno de Artes Plásticas da ESAD. A mostra fica patente até ao final de Maio.
No Museu José Malhoa está patente até 29 de Abril a exposição “Imaginação”, do Pintor José Jorge.

MÚSICA NO MOSTEIRO

Em Alcobaça realiza-se hoje mais uma sessão do ciclo “Manuscritos de Alcobaça”, na Sala das Conclusões do Mosteiro. Dois especialistas do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa vão abordar temas locais.
A partir das 15h00, Jonathan Wilson falará sobre a “liturgia da Reconquista Portuguesa nos sécs. XII e XIII” e Maria João Branco partilhará as suas notas de investigação sobre os manuscritos jurídicos da Livraria de Alcobaça e o papel dos monges alcobacenses junto aos primeiros três reis portugueses.
Amanhã de manhã tem lugar mais uma visita guiada da Rota do Património Cultural de Alcobaça, desta feita ao Mosteiro de Coz (10h00).
À tarde, a partir das 14h30, realiza-se uma visita orientada à Sala dos Reis do Mosteiro de Alcobaça, que foi reconstruída após o terramoto de 1755. Pelas 15h00 o Mosteiro de Coz recebe um concerto do Coral Orfeão de Leiria e Sociedade Filarmónica Vestiariense Monsenhor José Cacellas. Este é um evento do festival Polifonias, que no dia seguinte, à mesma hora, leva música a vários espaços do Mosteiro de Alcobaça. Antes, para as 14h30, está prevista uma visita aos túmulos de D. Pedro e D. Inês.
Para amanhã e domingo está previsto também um workshop de registo audiovisual realizado por alunos do 10º ao 12º ano.

MOINHOS NO CADAVAL

No Moinho das Castanholas, no Cadaval, foi inaugurada a exposição de artesanato “Os Moinhos”, que reúne diversos moinhos de vários tipos e materiais que foram executados por artesãos do Oeste. A mostra fica patente até 30 de Abril e pode ser vista de segunda a sexta-feira entre as 10h00 e as 16h00 (excepto feriados).

OS CEMITÉRIOS DE PENICHE DE CIMA

Em Peniche a associação Patrimonium está a promover uma visita guiada aos cemitérios de Peniche de Cima, numa caminhada de 1,5 quilómetros de caminhos acessíveis e perto do mar. A actividade começa às 10h00 de domingo e a participação é gratuita. Mais informações através do e-mail patrimoniumpeniche@outlook.com ou do tel. 963115203.