Dia Internacional dos Museus bem comemorado em toda a região

0
516

Museu de Cerâmica (Caldas da Rainha)
O Museu da Cerâmica vai comemorar o Dia Internacional dos Museus a 18 de Maio, com demonstrações do trabalho do barro manualmente e na roda, com a presença de oleiros ao vivo no jardim.
Em simultâneo vão decorrer animações no jardim, com modelação de balões e coreografias musicais, assim como demonstrações de desenho livre dos alunos do Cencal nesse espaço. Os participantes poderão levar para casa as peças que produziram.
A Noite dos Museus conta com visitas guiadas à exposição permanente e exposições temporárias.
O Museu está aberto ao público entre 10h00 e a meia-noite. As entradas são gratuitas.

Museu Malhoa(Caldas da Rainha)

No dia 17 de Maio, pelas 18h00, será inaugurada a exposição  de desenhos inéditos de Malhoa e de Henrique Pinto, provenientes da colecção particular da família de Henrique Pinto.
Haverá oficinas sobre várias temáticas, projectos em colaboração com a Escola Secundária Raul Proença e visitas guiadas.
O Museu José Malhoa organiza a 1ª edição do “Sonhar no Museu”, na noite de 18 para 19 de Maio, a partir das 20h00, para crianças dos sete aos 13 anos.
Ao longo da noite os participantes vão realizar actividades lúdico-pedagógicas como teatro, contar histórias, visitar todos os cantos do edifício e depois dormir sete horas de sono tranquilo no próprio museu.
Esta actividade custa 17 euros, mas há um preço especial para irmãos. O valor inclui todas as actividades, ceia, dormida e pequeno-almoço. Esta actividade tem que ser marcada previamente através do e-mail mjosemalhoa@drcc.pt/ ou do tel. 262831984.
No dia 18 de Maio, pelas 21h30, haverá um concerto com a Orquestra Ligeira da Sociedade Musical e Recreativa Obidense, dirigido por Rodrigo Martins.

Museu do Hospital e das Caldas
O Museu do Hospital e das Caldas, no dia 18 de Maio, pelas 21h00, recebe a Plataforma Criativa para um Social Club. A ideia é “partilhar experiências e construir futuros em torno da criatividade e cultura”, segundo nota informative do museu. Trata-se de um encontro informal em que se propõe que todos os participantes tragam uma bebida ou comida para partilhar. No final haverá festa. As entradas são livres.

Museu do Vinho (Alcobaça)

O Museu do Vinho vai ser o centro de todas as atenções ao longo do dia de amanhã, 18 de Maio. Este equipamento, que deverá reabrir ao público em Junho, vai ser o tema de um debate e acolher um almoço-convívio seguido de uma visita comentada.
O debate está marcado para as 11h00 no auditório da Biblioteca de Alcobaça e junta o presidente do Comité Nacional do Conselho Internacional de Museus, Luís Raposo, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, e os professores universitários Eduardo Cordeiro Gonçalves e Henrique Coutinho Gouveira.
Às 13h15 tem início o churrasco, acompanhado de fruta e vinho da região, já nas instalações do Museu. Um almoço que custa 8 euros por pessoa e cujas reservas devem ser feitas para os tel. 262538620 e 262582750 ou para o e-mail acalcobaca@sapo.pt.
O dia termina com uma visita ao Museu com o tema “Passado, presente e futuro” e comentada pelo museólogo Alberto Guerreiro. Uma actividade que tem início às 15h00. J.F.

Mosteiro de Alcobaça
O Mosteiro de Alcobaça preparou um conjunto de actividades para públicos distintos que decorrem ao longo de todo o dia de amanhã.
Às 10h30 tem início a visita às torres e cobertura do monumento, orientada por Ana Margarida Martinho. Já pelas 14h30 cabe a Cecília Gil orientar a visita à Sacristia Manuelina e Capela do Desterro dedicada ao tema “O Esplendor do Barroco em Alcobaça”. A mesma técnica orienta, às 16h00, a visita à exposição comemorativa dos 450 anos da Santa Casa da Misericórdia de Alcobaça. Para participar nas visitas deve fazer-se a inscrição para o tel. 262505120 ou pelo e-mail mosteiro.alcobaca@igespar.pt.
Às 17h00 arrancam os espectáculos do dia. O primeiro é “Almanzor – Dois Mundos, Um Amor”, pela Companhia de Teatro dos Alunos do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça. A partir das 21h00 tem início a programação “À Noite no Mosteiro”, com o bailado “A Origem”, por Luís Sousa e Rita Abreu nos Jardins do Claustro de D. Dinis, uma visita à Sala do Capítulo, poesia por Isabel Wolmar, música pelo coro de São Bernardo e a bossa nova de Tim Jobim interpretada por Ana Berardino, Matheus Silva, Sara Rocha, Karolline Silva e Francisco Guterres.
Todas as actividades deste dia são abertas ao público em geral. J.F.

Museus de Óbidos
Hoje, 17 de Maio, haverá visitas guiadas aos museus de Óbidos, nomeadamente ao Museu Municipal, a partir das 21h00, onde o tema será Pintura Barroca, e ao Museu Abílio, pelas 22h30, para se falar da Arte Cénica ao Design.
Ainda na sexta-feira à noite os DJs Mr. Jones, Sa Ra e LBR irão colocar música no jardim do Solar da Praça de Santa Maria. O evento, denominado Music Lounge Garden, terá inicio às 21h00 e prolonga-se até às 2h00.
No Museu Abílio actuará o AVC Pandora (guitarra e maquinaria de João Cabaço).
Na noite de hoje e durante o dia de amanhã os visitantes dos museus e galerias da vila serão recebidos com uma ginja, um doce, um copo de vinho, um licor e beijinhos das Caldas.
A partir das 21h00, a banda filarmónica andará a tocar pelas ruas.
No sábado, dia 18 de Maio, haverá tai-chi no Jardim do Museu Municipal, entre as 10h00 e as 13h00 (sessões de 15 minutos). Pelas 15h00 o Coral Nascente, infanto-juvenil de Olho-Marinho actuará no Museu Abílio, seguido da Orquestra S.O.P.R.O. pelas 17h00.
No Museu Paroquial apresenta-se o grupo Coral Nascente (adulto), pelas 16h00, ao mesmo tempo que será inaugurada a exposição Visão 360, da autoria de João Fonseca.
No Museu Paroquial, a partir das 15h00, haverá uma visita sobre a “Simbologia das Cores Litúrgicas”, e às 22h30, no Museu Municipal falar-se-á de “Pintura Barroca.”
As inscrições para as visitas guiadas podem ser efectuadas no Posto de Turismo de Óbidos, directamente nos museus, ou através do correio electrónico museu.municipal@cm-obidos.pt F.F.

Museus de Peniche
Amanhã, 18 de Maio, os museus que integram a rede museológica concelhia de Peniche terão entrada livre. Esta rede é composta pelo núcleo do Museu Municipal, situado na Fortaleza de Peniche (que celebra o seu 29º aniversário no dia 18 de Maio) e pelo CIAB – Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia.
Neste dia será realizado um workshop de conservação preventiva de madeiras, entre as 14h00 e as 18h00, no CIAB. Nesta acção, direccionada para público adulto, será feita uma contextualização teórica e acção prática de conservação sobre espólio etnográfico em reserva, ou sobre peças em madeira de pequenas dimensões trazidas pelos participantes.
A inscrição prévia é obrigatória, sendo o valor por participante de  10 euros. Pode ser feita presencialmente no CIAB e inclui o enquadramento e acompanhamento técnico, bem como os equipamentos, ferramentas e produtos especializados de conservação e restauro a usar durante o workshop.
Os interessados em obter mais informações poderão contactar o CIAB através do tel. 262758644 ou ciab@cm-peniche.pt. O centro interpretativo funciona de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. F.F.