Director das Cidades de Cerâmica recebe diploma de Embaixador Cultural em Taiwan

0
2118
Gazeta das Caldas
O caldense é director executivo da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas
- publicidade -

No próximo domingo, dia 30 de Setembro, no 48º Congresso Mundial da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), o director executivo da Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (APTCVC), José Luiz de Almeida Silva vai receber o diploma de Embaixador Cultural da Cerâmica para o qual foi eleito no ano passado.
Este congresso vai decorrer na New Taipei City, em Taiwan e nele vão participar ceramistas e investigadores da cerâmica de 64 países, estando também representados museus, centros cerâmica, galerias e fundações de todo o mundo.
Estão previstas em simultâneo várias exposições de cerâmica mundial no Museu de Cerâmica de Yingge, uma pequena cidade cerâmica na área Metropolitana de Taipei, bem como em várias galerias por toda a capital taiwanesa.
O director executivo da APTCVC doutorou-se em Economia pelo ISEG da Universidade de Lisboa em 2002, com uma dissertação prospectiva sobre o futuro da indústria cerâmica e está ligado ao sector e à área criativa da cerâmica desde os anos 80.
O novo membro português da AIC é técnico superior da Cencal e professor convidado da ESAD. É também director da Gazeta das Caldas.
Recentemente foi escolhido para director executivo da criada Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmica, na cerimónia de constituição que decorreu em Abril, em Mafra
Pertence igualmente ao movimento europeu das cidades cerâmicas reunido no Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas. Este integra mais de uma centena de cidades da Itália, França, Espanha, Roménia, Alemanha e República Checa, aguardando a entrada de cidades de outros países europeus, incluindo de Portugal.

- publicidade -