
Foi apresentado on-line, esta sexta-feira, 17 de Julho, pela Electricidade Estética, o Dreamatorium. Trata-se do primeiro evento que desenvolvem em tempos de pandemia e que será adaptado às circunstâncias, levando a arte ao público através do on-line.
Uma dúzia de artistas caldenses foram convidados a fazer residências artísticas no Céu de Vidro e a apresentar a sua arte. O resultado é uma diversidade que passa por exposições de pintura, gravura e cerâmica, mas também por instalações ou performances. Entre os trabalhos apresentados o de A.Isa Araújo & Cláudio Sousa, por exemplo, aborda a emergência climática. Os autores referem que “o acesso a espaços de residência artística apresenta-se como fulcral numa altura em que as apresentações públicas presenciais foram canceladas, reagendadas ou adaptadas à situação actual, mas cujos processos de trabalhos subjacentes à criação das obras têm e devem de persistir para que se possa continuar a pensar, investigar e criar”. Já Cláudia Tomás e Miguel Júnior criaram uma videoperfomance em que partiram do tema “o ego vs amor”. Tentaram “criar uma atmosfera estética e sonora que preenchesse a lacuna da falta de presença do espectador”.
Os irmãos Bartolomeu e Sebastião Gusmão revelaram que este convite “acabou por ser o perfeito motivo para nos juntarmos depois de alguns meses de isolamento” e salientaram que, com este evento, não só tiveram oportunidade de ver o “trabalho ser desenvolvido e exposto, com o tempo desacelerado que nunca nos habituamos a ter”, como também puderam “partilhar este desafio de expor em parceria”.
Carlos Alexandre Rodrigues apresenta elementos arquitectónicos de barragens, infraestruturas de apoio e material utilizado na construção, mas num trabalho sem cariz documental, tendo os elementos naturais e humanos sido retirados. Depois de uma primeira fase de paralisação face à pandemia, o autor diz que o “processo de trabalho não mudou, o isolamento também não me custou, estou habituado a trabalhar sozinho”. A mostra conta ainda com trabalhos de Fernando Travassos e Rudi Brito, Ana Lúcia Marcelino e Miguel Sousa, Axelle Gonçalves.