Edifício Levy vai ser recuperado para uso cultural

0
1561

De acordo com o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, a instalação de um centro dedicado à caricatura e o arquivo histórico são hipóteses que estão a ser estudadas para instalar no antigo Edifício Levy, também conhecido por Casa Amarela, onde funcionou o GAT depois do 25 de Abril, quando foi recuperado.
O município das Caldas está a procurar soluções para instalar os funcionários do ACT e dos serviços de Ambiente da CCDR para depois requalificar e dar novos usos aquele edifício histórico da cidade, situado na Rua de Camões.
O edifício de três pisos possui diversas salas em espaço aberto e um auditório, onde chegaram a decorrer as Assembleias Municipais, conferências, espectáculos musicais e apresentações de livros.
O edifício foi sede do “Casino Ibéria”, também conhecido pelo “Café do Levy”, que proporcionava serviço de restaurante, esplanada no Parque e foi um dos primeiros locais na província a funcionar como animatógrafo. Vasco Trancoso, no seu livro Bilhete Postal Ilustrado, refere que este espaço, decorado por Bordalo Pinheiro, foi famoso entre 1900 e 1920.
Salienta ainda que Salomão e Amália Levy eram os proprietários, “morando no mesmo prédio e, em 1899, candidataram-se ao arrendamento do Clube, Parque e Mata”. Nos anos 40 o edifício foi consumido por um incêndio ficando em ruinas até ao 25 de Abril de 1974. A recuperação do edifício, pela mão do Arquitecto Lança Cordeiro, obteve em 2003 o primeiro prémio municipal de Arquitectura na modalidade de Edifícios Recuperados.