Em 2020 artesãos vão organizar exposição de presépios nas Caldas

0
865

“Ofícios Criativos”, assim se designa a exposição-venda da Associação de Artesãos das Caldas, inaugurada a 1 5 de Dezembro, na galeria do Espaço Turismo das Caldas. Segundo Pedro Braz, o presidente da associação, no próximo ano haverá uma exposição de presépios na Capela do Espírito Santo, organizada pela própria associação.

“A Associação está bem viva e acabámos de vir da Natalis, em Lisboa, onde recebemos os parabéns pela forma como expusemos”, disse Pedro Brás, explicando que tiveram um espaço de 36 metros quadrados onde simularam a venda na Praça da Fruta. Assim que terminou aquele evento, as bancas da praça foram mudadas para a exposição na Capela do Espírito Santo, onde estiveram de 12 a 15 de Dezembro.
A exposição, agora inaugurada no Posto de Turismo “é o culminar do trabalho feito este ano com espaço para todos os tipos de trabalho”, disse o responsável. Segundo Pedro Brás no mês de Dezembro do próximo ano “vamos realizar uma exposição de presépios, que vão ser apresentados nos vários espaços da ermida”, explicando que não se pretende imitar ninguém, mas sim fazer algo que marque a época natalícia nas Caldas em 2020.

Artesanato para o Natal

A exposição no Posto de Turismo acolhe várias propostas de cerâmica desde os peixes e polvos feitos com base em olaria de Jorge Lindinho, as obras contemporâneas e decoradas com andorinhas de Pedro Brás, as propostas em barro branco de Maria Lurdes Sobreiro até aos originais presépios artesanais de Vitor e Júlia Lopes. Podem ser apreciados os bonecos de trapos de Graciete Neto, os presépios de Margarida Lopes e as recordações das Caldas e bijuteria de Anabela Costa e as propostas de porcelana fria de Sandrina, da marca Suricata. Marcam também presença as peças utilitárias em madeira de João Ricardo, as rendas frioleiras e cabaças decorativas da Socriarte e os quadros – alguns sobre temas religiosos – feitos com missangas de Natália Diaconu. Podem também ser apreciadas as caixas de madeira Isabel Mendes, peças em grés de Teresa Alves, bordados das Caldas de Ana Pereira, quadros e telhas decorados com pontilhismo de Ana Correia.
Os visitantes poderão também conhecer a cerâmica utilitária de Maria Cristo e as peças de cerâmica decorativa de Luís Pires. Marcam presença as peças de cerâmica de Vitor Pires. Deste autor estão presentes vários diabos.
Presentes na inauguração da mostra estiveram o vereador e deputado Hugo Oliveira e o presidente da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo Vítor Marques. Ambos salientaram “a qualidade do trabalho” que a Associação de Artesãos tem desenvolvido nos últimos anos e esperam contar com o mesmo dinamismo e novos projectos no próximo ano. Ambos referiram a importância dos trabalhos destes autores no âmbito das Caldas Cidade Criativa da Unesco.
A exposição pode ser vista na galeria do Posto de Turismo entre as 10 e as 18h00, até ao dia 28 de Dezembro.