Entre a restauração, a aromatização e o artesanato

0
753
A chefe de cozinha, que tambem cria peças de artes decorativas e aromatizadas, tem parcerias nacionais | Natacha Narciso

A chefe de cozinha Marta Calhau dedica-se também às artes decorativas. Com a pandemia, resolveu apostar nesta área de negócio e até já estabeleceu parcerias nacionais na venda

Marta Craft é como se designa a loja online que se dedica à venda de material de artesanato, de peças decorativas, de scrapbook e de produtos para recém-nascidos.
“Sempre gostei de trabalhar com artesanato”, explica a chefe de cozinha que possui o restaurante Marta’s Place nas Caldas e que aos 17 anos já fazia workshops de artes decorativas com a caldense Paula Mendes.
Nos últimos Natais, Marta Calhau produziu lembranças para clientes que aguardam pelas suas novidades. Todos os anos, tenta “ter coisas diferentes”. “E como revendo, convido os meus clientes a adquirir projetos artesanais ‘Faça Você Mesmo’”, disse a empresária, que identificou uma oportunidade de mercado.
Nos últimos dois anos, passou a dedicar-se também ao scrapbooking, aos produtos de aromatização em gesso e à revenda de materiais para quem quer dedicar-se aos trabalhos manuais.

“Atualmente já faço bouquets em gesso aromatizado”
Marta Calhau

“Senti que havia interesse na aquisição de materiais e comecei a investir”, disse a empreendedora, que começou por pequenas compras de material até que, durante os meses de confinamento, o investimento nesta segunda área profissional chegou aos quatro mil euros.
Hoje em dia, Marta Calhau tem parcerias com várias marcas nacionais de revenda de material e ainda cria produtos relacionados com a aromatização.
O restaurante, reconhece, continua a ser a prioridade, mas a caldense admite que as artes decorativas e a revenda “ajudaram a pagar as contas nos meses de confinamento”.
Marta Calhau trabalha também com uma das melhores produtoras de fragrâncias do país, além de ter marcas nacionais que têm à venda os seus produtos. É o caso da cantora Micaela que vende roupa online e passou a comercializar os produtos artesanais da caldense e que se dedicam, entre outros aspetos, à aromatização têxtil para a casa e para o carro.
E quanto a preços? “Tenho peças a partir dos 3 até aos 60 euros”, contou a responsável, que também tem preocupações com o uso de materiais sustentáveis e biodegradáveis e que, na época de Natal, conta com a ajuda da família para auxiliar nas encomendas.
A empresária está também a trabalhar com a marca Noivas d’Alma para quem faz, em gesso aromatizado, bouquets de noiva, porta-alianças, bem como lembranças para convidados.