A ESAD obteve a sua primeira Cátedra UNESCO, dedicada à área da Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade, passando assim a integrar uma rede internacional inter-universitária.
A Cátedra – uma das primeiras a ser atribuídas em Portugal a um Politécnico – tem por objectivo a promoção de um sistema de pesquisa, formação, informação e documentação sobre artes visuais, gestão das artes e criatividade, explicou à Gazeta das Caldas a docente Luísa Arroz, responsável pela licenciatura em Programação Cultural e pelo mestrado em Gestão Cultural. O titular da cátedra é o professor caldense João Serra.
Este reconhecimento internacional implica estabelecer uma plataforma de colaboração entre investigadores e docentes do IPL com universidades da América Latina, do Caribe e de África.
A candidatura à Cátedra da UNESCO foi feita em Abril de 2017 e foi agora reconhecida, passado um ano.
Pretende-se criar programas inovadores e comuns de ensino superior que vão contar com estudantes dos cursos de Artes e Gestão Cultural da União Europeia, Equador, Brasil e Cabo Verde. Estes terão acesso a formação em sistema de e-learning, apostando-se no trabalho em rede, na partilha de conhecimentos e de boas práticas entre os intervenientes.
Vai ser criada uma plataforma web de políticas culturais locais e ainda serão organizadas conferências, seminários, publicações e exposições.
O reconhecimento do curso da ESAD “dá-nos visibilidade e permite reforçar os vínculos interuniversitários com outros países”, resumiu João Serra.
Para João Santos, director da ESAD, o reconhecimento internacional é útil para a escola caldense e para o Politécnico e “poderá também ter repercussões ao nível da valorização e conservação do património local”. Segundo o diretor, estão envolvidos na cátedra os municípios das Caldas da Rainha, Óbidos e Leiria e por isso este espera que, no futuro, o reconhecimento internacional “possa ter impacto regional”.
O Programa de Cátedras UNITWIN/UNESCO foi lançado em 1992 e promove a cooperação e partilha inter-universitária internacional.