Escola Bordalo Pinheiro realiza conferências sobre… Bordalo Pinheiro

0
707
- publicidade -

Isabel Castanheira, João Paulo Cotrim, Cristina Horta, Mário Tavares, João Serra e Rui Lopes serão os oradores de dois colóquios sobre Rafael Bordalo Pinheiro que vão ter lugar, nos dias 9 e 30 de Janeiro, no auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
Esta iniciativa, organizada pela Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, visa recordar a sua antecessora Escola de Desenho de Caldas da Rainha/Escola Rainha D. Leonor que iniciou as suas funções em Janeiro de 1885 num edifício cedido pela Câmara das Caldas.
Desde essa data, e decorridos 130 anos a completar em Janeiro de 2015, a escola “tem contribuído para a construção do saber de muitas gerações de jovens, bem como para o evidente desenvolvimento do comércio e indústria da região”, explica nota de imprensa sobre a iniciativa. Este estabelecimento escolar foi-se adaptando a novas realidades, mas procurou sempre respeitar “a matriz artística, tecnológica e cultural idealizada pelo fundador”, refere a mesma nota.
Com esta comemoração pretende-se agora honrar o legado de Rafael Bordalo Pinheiro. Os dois colóquios vão ter lugar no auditório da escola e são abertos à população.

9 de Janeiro – sexta-feira, 20h30
Cristina Horta – Contributos de Manuel Mafra e Rafael Bordalo Pinheiro no processo de formação e evolução para a industrialização
João Paulo Cotrim – A obra artística de Rafael Bordalo Pinheiro nas suas várias facetas direcionando-as para a caricatura
Isabel Castanheira – A “pegada” de Rafael Bordalo Pinheiro na cidade.
30 de Janeiro – Sexta-feira, 20h30
João Bonifácio Serra – A cerâmica de Bordalo no contexto do século XIX
Mário Tavares – A Industria e o Ensino em Caldas da Rainha
Rui Lopes – “Reformas Educativas do último quartel do século XIX/Inicio do século XX.

 

- publicidade -