Escola de Dança e Artes de Óbidos aposta no ensino artístico integrado

1
921
- publicidade -
A escola conta com 24 alunas (a mais nova tem quatro anos) e tem-se desdobrado em inúmeras iniciativas

Um espectáculo de dança criativa, protagonizado por pequenas bailarinas foi a proposta da Escola de Dança e Artes de Óbidos, no passado dia 25 de Maio, para mostrar à comunidade o trabalho que esta entidade tem vindo a desenvolver. A acompanhar havia o texto “Nessun dorma”, de Cristina Nobre Soares, sobre o amor incondicional à arte, e pequenos financiers de amêndoa framboesa.
A Escola de Dança e Artes de Óbidos funciona desde Novembro na antiga escola primária cedida pela autarquia, depois do trabalho iniciado no pavilhão do complexo escolar, sob coordenação de Luísa Vendrell, também responsável pelos Cursos Livres da Escola de Dança do Conservatório Nacional.
Embora tenha começado com o ensino da dança, a escola pretende ir mais longe, disponibilizando às crianças conhecimentos em várias vertentes, desde o teatro à escrita criativa, conta a responsável, Maria Pato. “Esta não é uma escola de formação de bailarinos, mas pode ser uma abertura para as crianças fazerem dança, experimentarem o teatro, cantar e fazer projectos interessantes e enriquecedores para o seu crescimento”, disse Luisa Vendrell.
A responsável destaca também a evolução que a escola tem tido, contando actualmente com 24 alunas, com idades a partir dos quatro anos. “Os pais têm muita vontade de cá ter os filhos, o único senão é a situação difícil em que o país está”, refere a professora, acrescentando que os preços são muito inferiores aos praticados em Lisboa.
Actualmente as crianças que frequentam a escola duas vezes por semana pagam 25 euros e as que têm aulas três vezes pagam 40 euros.
Há ainda um outro pacote, de 50 euros, para os alunos que prefiram frequentar as aulas todos os dias.
A escola dispõe também há alguns meses a modalidade de ioga, uma disciplina importante que possibilita momentos de relaxamento e concentração. De acordo com a professora Ofélia Jesus, as aulas, a decorrer duas vezes por semana, são abertas a “qualquer pessoa que queira trabalhar o auto conhecimento” e têm sido bastante procuradas nas últimas semanas. No próximo ano lectivo já haverá a integração das várias valências, nomeadamente o teatro e a escrita criativa. Também terão lugar workshops de dança histórica, dinamizados por Vicente Trindade, fundador da Academia de Dança Antiga de Lisboa.
As sessões de ioga, assim como as de teatro e de escrita criativa estão abertas a participantes de todas as idades.

Workshop “Azul”

Já este mês, entre os dias 18 e 23, irá decorrer o workshop “Azul”, que inclui teatro, coro, dança, escrita criativa e fotografia. Poderão inscrever-se crianças com idades compreendidas entre os seis e os 16 anos e as aulas decorrerão entre as 9h30 e as 17h30.
Os alunos poderão inscrever-se para frequentar o workshop toda a semana por 100 euros, ou optar por apenas participar nos dias 18 e 19 de Junho por 50 euros, ou ainda nos dias 18, 19 e 21 (apenas da parte da tarde nas modalidades de escrita criativa e fotografia) por 35 euros.

- publicidade -

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -