Escritora caldense reuniu 30 lendas de todo o país em verso

0
322
Escritora caldense reuniu 30 lendas de todo o país em verso

A autora reuniu três dezenas de lendas, de Norte a Sul do país, e decidiu contá-las em verso. A coletânea inclui histórias de Alcobaça e da Nazaré

A escritora Manuela Ribeiro acaba de lançar o livro “Lendas a perder de vista”. Editada pela Trinta por uma Linha, aquela obra reúne três dezenas de lendas, escritas em verso e que se destinam a estudantes do 2º e 3º ciclos.
De Alcobaça estão “presentes” as lendas da Bilha de S. Jorge e também da Padeira de Aljubarrota. Por seu lado, da vizinha Nazaré está a lenda do milagre daquela localidade, onde se conta a história de D. Fuas de Roupinho e da presença de Nossa Senhora da Nazaré.
Há também uma lenda dos Açores e uma outra narrativa em verso referente à Madeira, nesta obra que foi ilustrada por Paulo Salvador. “Escolhi lendas que não fossem muito extensas”, disse a escritora que já soma algumas dezenas de obras no seu currículo.
A escritora está a contactar as bibliotecas dos vários concelhos que tem lendas nesta sua obra.
Nesta obra encontram-se reunidas “desde umas bem conhecidas, até outras que o não são, em poema convertidas, trinta lendas de corajosos guerreiros, tristes mouras encantadas e santinhos milagreiros”, diz a autora, que nasceu nas Caldas em 1951, vive em Lisboa mas mantém a ligação à terra natal, pois vem com frequência à biblioteca municipal e das escolas apresentar as suas obras.
Manuela Ribeiro foi professora de Português, Inglês e Alemão no 2º e 3º ciclos até 2013. Até essa data conseguia dedicar-se às aulas e também a escrever os seus livros, mas não conseguia estar próxima dos seus leitores.
Por isso, resolveu pedir a reforma antecipada e agora percorre o país inteiro para dar conhecer as suas obras, povoadas pelos mais variados tipos de personagens que vivem aventuras em Portugal e no estrangeiro.
Entre as várias obras que escreveu conta-se “O Caso das Lagostas Recheadas”, que é passada nas Caldas e que foi lançada em Março de 2020. Esta é a 11ª aventura de Miguel e Ricardo e é vivida na atualidade.
A autora editou recentemente “Bininha, a fada disfarçada” e ainda o livro bilingue “Se for uma árvore”, ambos da Hora de Ler, que uma editora de Leiria. ■

Inclui-se nesta nova obra lendas míticas como o milagre de Nossa Senhora da Nazaré e da padeira de Aljubarrota