Especialistas falam sobre Cister no Mosteiro

0
824
|DR

Nos dias 20 e 21 de Outubro realiza-se o Congresso Internacional dos 450 anos da Congregação de Santa Maria de Alcobaça, no Mosteiro. O abade do Mosteiro de Poblet, D. Octavi Vilà Mayo falará da ordem de Cister como veículo de espiritualidade e cultura do séc. XI ao XXI.
“O Mosteiro de Alcobaça em Tempo de Reforma” é o título da intervenção de Saul António Gomes, da Univ. Coimbra (12h15 de dia 20) e já depois de almoço (15h00), Luís Amaral da Univ. Porto falará dos “Sinais da reforma da igreja em Portugal no Outono da Idade Média”.
Pelas 16h15, Aires Augusto Nascimento (Univ. Lisboa) tratará “Alcobaça: biblioteca de impressos, um mundo a (re)descobrir. Meia hora mais tarde o foco estará na “Produção Agrária, práticas e hábitos alimentares cistercienses de Alcobaça no séc. XVIII” (António Maduro – ISMAI).
O primeiro dia é encerrado com a apresentação do livro “À mesa nas terra de Alcobaça em finais da Idade Média”, de Iria Gonçalves.
No sábado, 21 de Outubro, a directora do Mosteiro de Alcobaça, Ana Pagará, abordará o “Ordenamento de espaços litúrgicos nos mosteiros da Congregação cisterciense em Portugal” (10h30). E, depois de uma pausa para café, Vítor Serrão (Univ. Lisboa) tratará os “ciclos de pintura alcobacense na Idade Moderna”.
Os escritos cronísticos e historiográficos e a música no Mosteiro são outros temas que serão abordados no congresso.
Mais informações e inscrições no site www.mosteiroalcobaca.gov.pt ou através do e-mail: [email protected].