A antiga sala de cinema da cidade, Estúdio Um vai reabrir apenas por dois dias para acolher uma intervenção do Caldas Late Night (CLN) de 2010. A ideia foi do artista plástico caldense André Neto.
Primeiro o jovem autor ainda tentou os Cinemas Delta para realizar esta intervenção “mas não consegui contactar os responsáveis”. Por coincidência, encontrou o actual proprietário do estúdio Um e obteve autorização para ali realizar uma mostra de vídeo-arte, responsabilizando-se pelos estragos ou eventuais acidentes.
A própria empresa está a efectuar algumas remodelações no espaço de modo a permitir a sua reabertura ao público, se bem que André Neto vai tratar da limpeza, reparação e de criar um corredor de segurança para quem visitar aquele espaço nos dias 27 e 28 de Maio, dias da realização do CLN.
O espaço foi cedido pela Capital Milénio ao passo que o material para projecção e som é do Clube Português de Artes e Ideias e do Experimentação Artística.
André Neto, de 24 anos, formou-se em Artes Plásticas – Pintura e Intermédia no Instituto Politécnico de Tomar e encontra-se a frequentar o mestrado de Pintura nas Belas Artes de Lisboa. Foi Jovem Criador nas edições de 2008 e 2009 e também seleccionado para a Anteciparte’09.
Quem estiver interessado em apresentar trabalhos de vídeo naquele local poderá fazê-lo contactando o autor através do e-mail andrenetosmp@hotmail.com.
O Estúdio Um – localizado nas proximidades do Hotel Cristal – abriu nos anos 80 e durante bastante tempo foi a única sala de cinema da cidade após terem encerrado o Salão Ibéria (no Parque D. Carlos I) e o Teatro Pinheiro Chagas (na ex-praça do Peixe).
Interessante era que o Cinema Estúdio 1 reabrisse mesmo ao público. Com preços competitivos e com condições para fazer alguma concorrência aos cinemas Vivacine. O facto de ter uma localização central pode jogar a favor.