O pólo caldense da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste preparou no passado dia 6 de Maio um workshop sobre vinhos e queijos com o objectivo de dar a conhecer as diversas degustações que se podem obter através da junção destes dois produtos.
Esta foi a primeira acção que decorreu nas Caldas, mas que são habituais nas escolas de hotelaria e turismo que existem no país. “Pretendemos transmitir aos nossos formandos uma visão diferente em função dos produtos que trazemos, para que possam ter uma noção mais correcta sobre as matérias primas com as quais trabalham no seu dia-a-dia”, disse Rui Filipe, monitor responsável pela área de restaurante-bar.
Na iniciativa participou um enólogo da Adega Cooperativa da Vermelha, que falou sobre a produção de vinho e o seu aparecimento em Portugal, bem como sobre esta adega em particular. Após o almoço foi feita a apresentação dos queijos da Cooperativa de Sabores da Idanha (distrito de Castelo Branco), e a introdução dos vinhos em conjunto com os queijos.
A ementa do almoço, que contou com a presença de várias entidades convidadas, foi estudada em função dos vinhos trazidos pela Adega Cooperativa da Vermelha.
“Acabámos por conseguir fazer uns “casamentos” engraçados”, contou o responsável, destacando que desta forma os alunos que frequentam o primeiro ano nas áreas de cozinha e pastelaria e restaurante-bar, ficam também a conhecer um pouco das potencialidades da região.
Esta escola caldense abriu no ano passado e possui cerca de 300 alunos.