Mostra com curadoria de João Miguel Barros e inaugurada durante o FOLIO, continua patente no Museu Municipal até janeiro
Hosoe Eikoh – Ba-ra-kei (Ordeal by Roses) com Yukio Mishima, dedicada a um dos nomes mais influentes da fotografia contemporânea japonesa, encontra-se patente na sala do Barroco, do Museu Municipal de Óbidos. Inicialmente apresentada em Lisboa, na Ochre Space, no início do ano, a mostra chegou à vila no âmbito do FOLIO, tendo sido prolongada até janeiro devido ao interesse do público.
A exposição mostra uma seleção de imagens do livro Barakei, publicado em 1963, no Japão, que têm como protagonista Yukio Mishima. De acordo com João Miguel Barros, curador da exposição, em 1961, Hosoe Eikoh, considerado o “mestre dos mestres da fotografia japonesa do pós-guerra”, foi convidado por Yukio Mishima, conhecido dramaturgo japonês, para o fotografar para um livro de ensaios que ia publicar. Mishima “pretendia uma fotografia de capa menos convencional” e o fotógrafo perguntou se “o podia fotografar à sua maneira”, ao que Mishima respondeu afirmativamente. “A série de fotografia tiradas foram totalmente inesperadas: Mishima envolto numa mangueira em diversas posições, de pé ou deitado no jardim de sua casa. Uma dessas fotografias acabou por ser a capa do livro de ensaios publicado em 1961, com o título “The Attack of Beauty”, explica João Miguel Barros. De acordo com o curador, esse foi também o começo de “Barakei”, sendo essa fotografia e essa série uma parte importante do início do livro”.
A exposição foi inicialmente apresentada na Ochre Space, uma galeria independente dedicada à fotografia contemporânea, com especial foco em autores chineses e japoneses.
A organização destaca o valor artístico da mostra, mas também a forma como dialoga com o património e programação do museu obidense.





