Externato da Benedita inaugura Feira do Livro com homenagem a Gonçalves Sapinho

0
638

Cerca de oito meses depois do falecimento de Gonçalves Sapinho, o Instituto Nossa Senhora da Encarnação vai homenagear o homem que durante cerca de 30 anos foi o director do Externato Cooperativo da Benedita (ECB). A homenagem, em forma de filme, vai acontecer às 15h00 da próxima quarta-feira, dia 2 de Maio, no arranque de mais uma edição, a décima, da Feira do Livro da escola. E repete-se no último dia do certame, a 6 de Maio, pelas 18h30.
Durante cinco dias, os livros e a leitura voltam a estar em destaque, num evento onde estarão presentes diversos autores da região.
Mas há muito mais que letras neste evento. Exposições de pintura e fotografia, momentos de teatro, dança, música e folclore também contribuem para um vasto programa que este ano é dedicado ao tema “Antigas Profissões Locais”. E até dia 6 de Maio há ainda muitas actividades promovidas pelos alunos da escola beneditense.
No centro Cultural Gonçalves Sapinho, onde decorre a Feira do Livro, o Agrupamento de Escolas da Benedita promove a exposição “Património da Nossa Terra”, enquanto a Universidade Sénior da Benedita mostra “O Património como Alicerce da Cultura”.
Já na secção da fotografia, João A. Serralheiro e António M. Catarino mostram “Benedita, Passado e Presente”, com recurso a 13 fotografias antigas cedidas por Fernando Maurício e a 13 actuais, que mostram os mesmos lugares e dão conta da evolução da vila. João A. Serralheiro é ainda o fotógrafo responsável pela exposição “Fotoemotion”, que mostra fotografias de diversos pontos de interesse da região Oeste, como as praias, os monumentos e as Serras de Aire e Candeeiros.
A Associação Sorriso Amigo também vai estar presente na X Feira do Livro do ECB com uma exposição e venda. No recinto da feira vai ainda ser possível assistir a demonstrações ao vivo da artesão Maria Rosa Marques, que terá o seu artesanato tradicional exposto durante os cinco dias de certame.
De volta aos livros, fica mais uma vez o desafio de encontrar entre os stands das diversas editoras presentes obras de temas muito diversificados com preços mais apelativos. A Feira do Livro do ECB conta ainda com a presença dos autores António M. catarino, António Sousa, Fernando Maurício, Flemming de Oliveira, Iria Pinto Cardoso, Isabel Madaleno, João Jorge, Paulo Trindade e Vanda Marques.
Nos dias 3 e 4 o certame abre da parte da manhã excepcionalmente para os alunos do Agrupamento de Escolas da Benedita. Os alunos das escolas beneditenses podem ainda disfrutar de um vasto programa de actividades, na sua maioria composto por iniciativas de alunos do ECB.
Para o público em geral, a Feira do Livro do ECB pode ser visitada entre 2 e 6 de Maio das 15h00 às 23h00. Entre as actividades abertas ao público, destaque para a exibição do filme “Florbela” de Vicente Alves do Ó e para o teatro de revista “Tens P’ra Troika?!”.

Programa
2 de Maio, quarta-feira
15h00 – Apresentação do filme de homenagem a José Gonçalves Sapinho
Grande Auditório
16h00 – Inauguração da feira pelo presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, e abertura das exposições
3 de Maio, quinta-feira
20h00 – Lançamento de Livros Artesanais, de Receitas Económicas, elaborados pelos alunos do 10ºJ no âmbito do projecto de literacia financeira
20h30 – Lançamento de Livros de Receitas Conventuais no âmbito do projecto Rotas de Cister, orientado por Isabel Neto e Paulo Coelho, do Clube de Gastronomia
21h30 – Exibição do filme “Florbela”, de Vicente Alves do Ó, no Grande Auditório (bilhetes a 4 euros)
4 de Maio, sexta-feira
21h00 – Apresentação da peça “Auto da Barca do Inferno”, pelos alunos do 9ºG, no Grande Auditório
5 de Maio, sábado
17h30 – Música Medieval por João Carlos (harpa e canto) e Maria Ana Fleming (soprano), professores do Conservatório
18h00 – Palestra “Inês de Castro na História e na Lenda”, por Fleming de Oliveira
18h30 – Palestra “A Gastronomia Medieval”, por Filomena Fadigas
19h30 – Audição de Guitarra Clássica por Sérgio fernandes
21h00 – Actuação do grupo Regional de Folclore da Benedita
6 de Maio, domingo
15h30 – Teatro de Revista “Tens P’ra Troika?!”, pelo Grupo Gente Gira
18h30 – Homenagem a José Gonçalves Sapinho, no Grande Auditório
21h00 – Danças de Salão, pelo Hóquei Clube de Turquel

Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt