Está a decorrer durante o mês de junho o festival, que inclui uma peça com Ruy de Carvalho
Óbidos vai ter teatro durante todo o mês de Junho. Haverá arte dramática para todos os gostos, feito pela comunidade e também por alunos das várias escolas de Óbidos.
Este festival contará com um total de 12 atuações sendo a próxima já no domingo, dia 25 de Junho, com a peça “Ruy, A História Devida”. Esta contará com o conhecido ator Ruy de Carvalho, acompanhado pelo também ator Luís Pacheco. O ator, – que se estreou como amador em 1942 e como profissional de teatro em 1947 – tem 96 anos e nesta peça, encenada por Paulo Sousa Costa, vai contar histórias que poucos conhecem e que aconteceram ao longo das oito décadas da sua carreira.
Ruy de Carvalho estreou-se profissionalmente com a comédia “Rapazes de hoje”, de Roger Ferdinand, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, concessionária daquele teatro no Rossio entre 1929 e 1964. E esteve presente no relançamento deste teatro quando reabriu portas, em 1978. O ator integrou a companhia residente até que esta se extinguiu, em 2000. É um dos atores com mais distinções , condecorações e muitas homenagens. Fez múltiplos papéis não só no teatro como também no cinema e na televisão. Representou Molière, Tennessee Williams, George Bernard Shaw, Tchekhov, , Eça de Queiroz, L Sttau Monteiro, Luiz Francisco Rebello, entre outros. E protagonizou, em 1998, sob a direção de Richard Cottrell, o clássico Rei Lear, de William Shakespeare.
De volta ao festival de Óbidos, na próxima terça-feira, dia 27 de Junho, pelas 19h30 será a vez de conhecer “A Grande Família!”, peça que será representada pelo Grupo de Teatro do Complexo do Alvito – Criações em Cena. Para este projeto, o município de Óbidos conta com quatro encenadores que trabalham com os grupos: José Ramalho, Inês Fouto, Gonçalo Costa e Marlise Gaspar. No concelho há quatro grupos de teatro: o Grupo de Teatro Reflexos em Palco de A-dos Negros, o Grupo de Teatro Animais em Palco de Amoreira, o Grupo de Teatro Águas Vivas de Olho Marinho e o Grupo de Teatro A Raiz de Usseira. ■