Filmes de alunas da ESAD.CR nomeados para os Prémios Sophia

0
351
“Vermelho”, ficção com 10 minutos, de Teresa Navarro será exibido a 4 de março

Três estudantes da escola de artes caldense estão nomeadas para os Prémios Sophia

As alunas Diana Caneira, Teresa Navarro de Andrade e Bianca Dias,que frequentam o curso de Som e Imagem da ESAD.CR, foramnomeadas para os prémios Sophia Estudante 2023, distinções que são atribuídas pela Academia Portuguesa de Cinema.
“Um Dia Um Rio” intitula o filme de 13 minutos da autoria de Diana Caneira, que está nomeado para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Documentário.
“Vermelho” é o título da proposta de ficção da aluna Teresa Navarro Andrade. O seu filme, de dez minutos, está nomeado para a categoria de Melhor Curta-Metragem de Ficção. Na categoria que visa distinguir o Melhor Cartaz consta ainda a estudante Bianca Dias, com a proposta de cartaz para o filme “Originalmente Verão”. Estas nomeações integram também as propostas de cartaz de Diana Caneira e de Teresa Navarro.
Além destas categorias, o concurso vai ainda distinguir a Melhor Curta-Metragem de Animação, a Melhor Curta-Metragem Experimental e a Melhor Curta-Metragem de Mestrado/Doutoramento.
Os filmes nomeados vão estar em exibição entre 2 e 5 de março, no auditório municipal de Albufeira.
Durante os três dias, decorrerá também a masterclasse “Work in progress: a escrita audiovisual no século XXI”, dinamizada por João Nunes e o debate “No princípio era o verbo”, com a colaboração da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos.
A entrega de prémios vai realizar-se a 5 de março, pelas 15h00, também no auditório municipal de Albufeira.
Esta é a nona edição dos prémios Sophia Estudante, criados pela Academia Portuguesa de Cinema e estes têm como objetivo reconhecer o melhor da produção cinematográfica, a nível nacional. As distinções não esquecem as propostas dos alunos das escolas que se dedicam também à criação de filmes. ■

“Vermelho”, ficção com 10 minutos, de Teresa Navarro será exibido a 4 de março