Filmes de animação do Monstra serão exibidos na ESAD

0
62
Há um total de 169 filmes em exibição neste certame | DR

O Festival de Animação Monstra decorre em Lisboa até 10 de Outubro, com Fernando Galrito, professor de Animação na ESAD, como director artístico.
A Monstra celebra o 20º aniversário e regressou a várias salas de Lisboa para apresentar as longas-metragens em competição e várias retrospectivas. Depois do adiamento e de uma edição on-line que teve lugar em Maio, – onde foram exibidas as “curtas” em competição – está a ser reposta uma parte significativa do programa inicial. Segundo Fernando Galrito, realizar o evento acaba também por ser “um acto de resistência”. Esta edição conta com um total de 169 filmes, entre curtas e longas metragens. Haverá filmes em estreia mundial, dois portugueses e dois internacionais. Um destes conta com banda sonora do grupo português Dead Combo.
O festival é um espaço de encontro onde pretendem “continuar a experienciar o cinema de animação”, afirmou o docente, explicando que os filmes vão ser exibidos em várias salas de cinema lisboetas, incluindo nalguns espaços ligados a universidades.
Este mês haverá nas Caldas uma selecção de filmes – organizadas em seis sessões – apresentados na escola de artes caldense. A produção desta iniciativa nas Caldas vai estar a cargo dos finalistas do curso de Programação e Produção Cultural. Nestes 20 anos, o festival de animação Monstra “já esteve em 151 cidades dos cinco continentes, levando o melhor cinema de animação realizado em Portugal e no Mundo”, disse Fernando Galrito. Deste evento ainda integra a realização anual de oficinas, conferências e conversas em torno da arte da animação. A Monstra é um evento de destaque no panorama cultural lisboeta.