Raquel Marques, Joana Subtil, Francisca Barreto e Carolina Quintela são alunas finalistas do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Raul Proença e estão também a trabalhar num projecto que pretendem apresentar na 14ª edição do Caldas Late Night, um evento artístico organizado pelos alunos da ESAD, que acontece na casa dos autores ou nos espaços urbanos. Este ano a iniciativa vai decorrer nos dias 27 e 28 de Maio.
As jovens inspiraram-se em movimentos da História de Arte e criaram oito vestidos com base nalgumas características que tipificam os movimentos artísticos como do Dadaismo, Informal Art, Suprematismo, Cubismo, Abstraccionismo, Op Art, Pop Art ou Futurismo.
“Escolhemos os movimentos a partir do século XX pois são mais libertadores. Até então os movimentos eram muito clássicos e respeitadores dos cânones”, disseram as jovens.
Cada jovem está a executar dois vestidos, transpondo as referências básicas dos movimentos para a moda. Este é também um trabalho da Área Projecto e já houve uma primeira fase em que foram feitos pequenos protótipos dos trabalhos finais que foram dados a conhecer na escola, na Semana Raul Proença.
As jovens trabalham com rigor e até a escolha dos materiais, cores e texturas se adequa às características de cada movimento artístico. Foram as próprias alunas que criaram e coseram os modelos usando para tal uma velha máquina de costura do próprio estabelecimento escolar que há muito não tinha uso e que foi agora recuperada para que as estudantes levassem a bom porto este original projecto.
“Vamos representar quadros em vestidos”, disseram as jovens acrescentando que, por isso, estes “serão apresentados em cavaletes”. Raquel Marques, Joana Subtil, Francisca Barreto e Carolina Quintela vão apresentar os seus oito vestidos numa instalação no Café Mazagran (Cova da Onça), durante os dois dias do evento.
Em seguida têm a ideia de realizar uma mostra itinerante com os seus vestidos pelas várias escolas da região, mas só depois da apresentação durante o Caldas Late Night de 2010. Duas das jovens caldenses, finalistas do secundário, consideram a hipótese de escolher para continuidade de estudos o Design de Moda.