Flâneur ao Centro leva arte ao espaço público

0
62

O projeto “Flâneur ao Centro” vai transformar, entre abril e julho, os espaços públicos dos municípios do Bombarral, Leiria, Lourinhã e Torres Vedras em palcos de arte. A proposta de intervenção foi desenhada pela Procur.arte, em parceria com os municípios referidos e inclui exposições de fotografia nas ruas e praças. Em parceria estratégica com a Rede Cultura 2027 e Turismo do Centro, esta iniciativa vai arrancar com a primeira mostra que terá lugar em Leiria, de 9 de abril a 1 de maio, no Largo Papa Paulo VI.
Seguem-se Bombarral, de 7 a 29 de maio, na Praça do Município, Lourinhã, de 4 a 26 junho, na Praça José Máximo da Costa, e Torres Vedras (Santa Cruz), 2 a 24 julho, no Largo Jaime Baptista da Costa. “Este projeto desafia os artistas a criarem novas leituras sobre este território, tendo como ponto de partida o conceito de flâneur e como contexto físico esta região enquanto caleidoscópio social em constante mutação.
O objetivo é, a partir da criação artística e da fotografia, promover uma leitura contemporânea do território”,explica Nuno Ricou Salgado, da Procur.arte, segundo comunicado sobre a iniciativa que conta com as propostas de Catarina Botelho, Fábio Cunha, Joshua Phillips e Róisín White que foram convidados a reler a região e a redescobrir este território.
Flâneur ao Centro inspira-sena obra e percurso do arquiteto Ernesto Korrodi, que, a partir de Leiria, realizou várias obras em Portugal continental.
A Procur.arte é uma associação cultural que desde 2005, concebe e produz atividades e projetos no domínio das Artes do Espetáculo e Artes Visuais e têm uma abordagem descentralizada. Tanto acontecem a nível local (Lisboa), regional (Algarve, Centro, Oeste,Douro e Trás-os-Montes) e também internacional (Europa).