A tenda na Praça de Santa Maria será o palco principal onde decorrem a maioria das sessões (Foto Arquivo)

Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio) decorre até 24 de outubro, com a participação de 175 autores e, pela primeira vez, uma área de programação ligada à banda desenhada

 

A edição deste ano começa com um espetáculo de marionetas na Casa da Música, com a primeira sessão às 10h00 da manhã. À tarde haverá autores nas escolas e também a abertura oficial do festival, que este ano conta com 161 actividades ao longo de 11 dias e 175 autores e escritores em Óbidos. Serão 16 mesas e debates no Folio Autores, 35 iniciativas no Folio Educa, 75 actividades do Folio Mais, Banda Desenhada e Folio Ilustra, 23 concertos, 12 exposições. Um das marcas deste evento é sua internacionalização, bem como a sua afirmação de evento literário com cariz internacional. Só na vertente do Fólio Autores, 30% do programa é composto por convidados estrangeiros que se deslocam a Portugal especialmente para o evento. O Fólio Educa e o Fólio Mais também receberão convidados oradores de países como o Brasil, Bélgica, Turquia, Itália ou Espanha.
Entre as novidades estão o lançamento da primeira edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, que tem como objectivo promover jovens escritores jovens escritores moçambicanos e a existência de uma nova área de programação ligada à banda desenhada..
Relativamente à linha de Programação Folio Ilustra, irá celebrar a obra de José Aurélio e os 50 anos da Galeria Ogiva, em Óbidos.
O evento contará com uma tenda na Praça de Santa Maria, que será o palco principal e onde decorrerão a maioria das sessões, enquanto que na cerca do castelo, uma segunda tenda receberá todos os concertos da Folia. Os museus e galerias e Casa da Música e livrarias serão novamente palco de algumas das atividades do festival, que decorrerá ao mesmo tempo que o evento Óbidos Living Streets, com um conceito ligado à sustentabilidade, junto à Porta da Vila.
O festival tem um orçamento total na ordem dos 350 mil euros, contando com apoios de diversos patrocinadores.

Esta edição do festival conta com 161 atividades ao longo de 11 dias e 175 autores e escritores em Óbidos