Formação em artes para educadores e famílias em Alcobaça

0
529

O Armazém das Artes – Fundação Cultural, em Alcobaça, acolhe este sábado, dia 10 de Março, os primeiros módulos de dois ciclos de formação prática que pretendem aproximar agentes educativos e famílias ao universo das artes.
De manhã arranca o ciclo “As artes pela escola adentro”, destinado a educadores, professores e outros agentes educativos. Concebida por Irina Raimundo, Inês Pardal e Joana Ratão, esta formação tem início com o módulo “O Mundo através dos olhos dos artistas”, que decorre entre as 10h00 e as 13h00. Seguem-se os módulos “A educação, os estereótipos, os erros” e “A criatividade, a energia, o ânimo, a alegria de criar!”, que ainda não têm data marcada.
Da parte da tarde, tem início a formação “As artes pela casa adentro”, desta feita pensada para pais, avós e outros familiares. À semelhança do que acontece de manhã, também os participantes desta actividade vão aprender a ver “O Mundo através dos olhos dos artistas”, ficando a conhecer como se cria uma obra de arte e quais os benefícios da arte. Os restantes módulos deste ciclo ainda não foram divulgados.
As inscrições para a formação acabam esta sexta-feira, dia 9 de Março e custam 15 euros para público em geral ou 14 euros para os Amigos do Armazém das Artes (preço por módulo).

A Padeira de Aljubarrota em marionetas

Mas as propostas da fundação cultural alcobacense não se ficam por aqui. Também no sábado, a S.A.Marionetas regressa ao Armazém das Artes, onde vai apresentar o “Theatrum Puparum – A Padeira de Aljubarrota”. Uma oportunidade de ver, ou rever, uma peça que conta com duas dezenas de marionetas de varão, manipuladas pelos bonecreiros alcobacenses num ambiente medieval.
As marionetas apresentam-se às 15h30, com bilhetes a 3,50 euros para público em geral ou três euros para os Amigos do Armazém das Artes.

J.F.