Fotografia e novos projetos na Art 4 Family

0
372
Autores com o médico João Paulo Cunha (ao centro). O empreendedor continua a inovar nos espaços do Caldas Shopping
Além de promover exposições, o espaço acolhe projetos onde se pretende envolver a comunidade
Abriu ao público, a  17 de fevereiro, a mostra coletiva de fotografia “Bokeh” que ocupa três espaços da Galeria Art 4 Family, no Caldas Shopping, e que inclui imagens de autores locais e nacionais. Pelos vários espaços estão presentes fotografias de alunos da Universidade Sénior local, do médico Branco Lisboa, do arquiteto José Calheiros e do fotógrafo João Taborda. Este último, que faleceu em 2020, era médico e obteve mais de 800 distinções na área da fotografia nos cinco continentes. Algumas das imagens premiadas integram esta exposição.
“A fotografia é uma paixão muito antiga”, disse o caldense João Branco Lisboa, que  tem no retrato e na paisagem os seus temas favoritos. O farmacêutico, que fotografou em vários países ao longo da sua carreira trouxe para esta mostra imagens da cidade do Porto.
Por seu lado, Graça Monteiro, de S. Pedro de Estoril, também está a participar na coletiva com imagens obtidas com o seu telemóvel. Na sua opinião esta galeria caldense “é um espaço bonito e bem dinamizado” e a realização desta coletiva “valoriza as minhas fotografias, que são um passatempo”.
O arquiteto José Calheiros dedica-se à fotografia há  50 anos. Ainda estudava arquitetura na faculdade quando foi convidado para fotografar provas automobilísticas e correu o mundo a captá-las. O autor, de Coimbra, depois passou pela Moda e referiu à Gazeta estar contente por expôr fotografias de arquitetura, de paisagem urbana e de fotografia de rua, nas Caldas.
Nuno Conceição é o docente da disciplina de Fotografia da Universidade Sénior. Na inauguração, mostrou-se  satisfeito com a oportunidade de mostrar o trabalho dos estudantes no centro da cidade. As fotografias têm tema livre e há imagens de paisagem, de arquitetura, de viagem e de muitos animais”. A participação nesta iniciativa prova que os estudantes daquela escola têm trabalhos “interessantes e bem conseguidos tecnicamente”. A mostra fotográfica “Bokeh” vai estar patente no centro comercial até 31 de março.
Bazar e voluntariado pela Arte
“A maioria dos autores foi convidada após terem vindo às minhas consultas”, disse o oftalmologista João Paulo Cunha, que é o responsável pela Galeria Art 4 Family e pela reunião de autores locais e nacionais desta mostra. “E já estamos a receber propostas de autores que pretendem expôr no nosso espaço”, disse o médico que, além da mostra fotográfica, coordenou também o Bazar Sustentável onde as pessoas podem adquirir ou até trocar objetos que já não usam mas que poderão ainda ser úteis para outras pessoas. No primeiro andar do centro comercial podem ser adquiridas porcelanas, revistas, peças de cariz religioso, livros e discos de vinil. Podem fazer-se trocas objetos e doações que irão contribuir para os projetos artísticos Art 4 Family. Outra novidade é o programa Voluntari’Art onde se convidam pessoas com tempo a realizar atividades. “Podem vir aqui ter connosco à galeria ou então acompanhar outras pessoas a uma peça de teatro ou até ler-lhes um livro”, disse o médico. Pretende-se que os participantes “possam ver na arte uma forma de integração”. Para tal, basta “dirigirem-se à galeria, inscrever-se e designar um horário livre”, disse o médico que conta com a participação de amigos e pacientes de várias regiões do país que vêm às Caldas aos seus eventos. ■