Franceses Les Kostards passaram pelas Caldas para assinalar a Festa da Música

0
836
Gazeta das Caldas
Esta foi a terceira vez que o grupo de jazz francês esteve em Portugal
- publicidade -

A Alliance Française das Caldas da Rainha convidou o trio francês Les Kostards e em parceria com o CCC organizou um concerto no pequeno auditório, no passado dia 23 de Junho, para celebrar a Festa da Música.
Esta iniciativa cultural foi criada em 1986 pelo ministro da Cultura, Jack Lang, para dar as boas vindas ao Verão, no dia do solstício, 21 de Junho. Rapidamente acolhida pela população e pelos meios de comunicação, a Festa da Música acabou por se transformar numa das maiores manifestações culturais francesas, atravessando fronteiras. Hoje, o evento é assinalado em mais de 100 países, assumindo-se como uma celebração popular que contribui para democratizar o acesso a um bem universal: a música.
Um dos princípios da Festa da Música é que há espaço para todos os géneros, do rock à música clássica, passando pelo funk e pelo hip-hop. Às Caldas da Rainha, o grupo Les Kostards trouxe o jazz, depois de também ter actuado em Coimbra e Faro. Esta foi a terceira vez que Gilles Parodi (guitarra), Laurent Zeller (violino) e Laurent Delaveau (contrabaixo) estiveram em Portugal.
Django Reinhardt e Stéphane Grappelli – guitarrista e violinista franceses, respectivamente – são duas das principais inspirações desta banda, cujo repertório é simultaneamente uma viagem aos subúrbios de Paris, às planícies da Rússia e às ruelas do Rio de Janeiro. “C’est Si Bon”, “Sous Le Ciel en Paris”, “Uma Casa Portuguesa” e “Un Homme et un Femme” foram alguns dos 15 temas interpretados pelo trio, que proporcionou à plateia (repleta de franceses residentes na região) um concerto cheio de boa música e muito humor. M.B.R.

- publicidade -