Galeria Barata instalou-se no edifício da Bordalo Pinheiro

0
368
Espaço onde antes funcionaram escritórios da fábrica, deu lugar a uma galeria de arte
- publicidade -

A Galeria Barata esteve durante dois dias no edifício da fábrica e proporcionou a compra de obras a preços mais acessíveis

Ao todo foram 48 artistas, que vivem ou têm algum tipo de ligação às Caldas, que tiveram obras suas à venda na Galeria Barata. Esta iniciativa efémera- que durou apenas dois dias – instalou-se nos antigos escritórios da Fábrica Bordalo Pinheiro. Este espaço já tinha acolhido outras iniciativas artistas como a Molda. Esta foi uma iniciativa da Centra – Associação dos Amigos do Centro de Artes, que fez uma candidatura que foi apoiada pela CCDR ao abrigo do Programa LVT + Cultura, Câmara e Centro de Artes.
A CCDR atribuiu um apoio de cinco mil euros para a realização deste evento. “Neste momento não temos uma galeria independente na cidade “, disse Paulo Tuna, um dos elementos da Centra, que explicou que a Galeria Barata tanto recebeu obras de artistas emergentes como de outros, já conceituados”.
E mais: esta foi uma galeria que não cobra qualquer comissão aos autores, permitindo assim uma venda de obras de arte de pequeno formato, de forma direta entre artistas e público.

A antiga fábrica é um bom espaço para receber eventos artísticos

A exposição, que teve curadoria de Vitor Reis, artista e docente da ESAD.CR., teve pintura, escultura, desenho e instalação. “Esperamos poder dar continuidade a esta galeria”, referiu o artista plástico que também se dedica à cutelaria. ■

- publicidade -