Gazeta das Caldas lança livro de Isabel Castanheira sobre Bordalo Pinheiro

0
1229

notícias das Caldas“Rafael Bordalo Pinheiro à Sombra dos Plátanos” é como se intitula o novo livro com uma recolha de textos feita por Isabel Castanheira, que vai ser lançado a 24 de Junho, pelas 15h00, no Parque D. Carlos I, junto ao busto daquele artista.
A obra será apresentada por Carlos Querido, que é também o autor do prefácio. Editado pela Gazeta das Caldas, o livro integra a compilação de artigos publicados neste semanário entre 1925 (ano da sua fundação) e 1927, data em que foi inaugurado o busto de Rafael Bordalo Pinheiro, da autoria do escultor Teixeira Lopes.

Com esta iniciativa, a livreira, em parceira com o jornal onde é colaboradora, pretendem assinalar o 90º aniversário do busto de Bordalo  e, simultaneamente, a  elevação das Caldas da Rainha a cidade que se registou no mesmo ano.
Isabel Castanheira recolheu textos sobre Rafael Bordalo Pinheiro, sobre ceramistas e cerâmica publicados na Gazeta e juntou-lhes outros, sobre o mesmo assunto, publicados nos jornais O Progresso (1947), Diário da Manhã (1944) e Ocidente (1905).
O título “Rafael Bordalo Pinheiro à Sombra dos Plátanos” alude ao facto do busto do artista se encontrar na Rua Andrade, no Parque D. Carlos, rua ladeada de plátanos centenários, próximo do Parque das Bicicletas. Além da Gazeta das Caldas, apoiam esta edição a Câmara, a ACCCRO, a União de Freguesias N. Sra. Populo, Coto e S. Gregório e a tipografia Gracal. Desta última, destacou-se Pedro Maia que foi o responsável pela edição.
Segundo a autora, é provável que Rafael Bordalo Pinheiro “possa aparecer para abrilhantar este lançamento com a sua presença”.
A capa do livro foi feita com base numa fotografia de Margarida Araújo.