GED celebrou o Dia Mundial da Dança no CCC

0
594
notícias das Caldas
Grupo Experimental de Dança interpretou “Instintos” de Daniel Cardoso

O Grupo Experimental de Dança da Escola de Dança Vocacional das Caldas da Rainha (EDVCR) voltou a surpreender a 29 de Abril, no CCC, com um espectáculo que terminou com uma ovação de pé durante vários minutos.

Como habitualmente a EDVCR quis assinalar o Dia Mundial da Dança com um espectáculo inédito com bailarinos das Caldas, precedido por um outro momento protagonizado no espaço exterior do CCC por alunos da Escola Superior de Dança de Lisboa (ESDL).
Dezasseis bailarinos caldenses, quatro dos quais estão na ESDL, participaram numa criação de Daniel Cardoso (director artístico do Quorum Ballet), com o nome “Instintos”.
A directora da Escola da Dança das Caldas, Isabel Baptista, estava muito satisfeita com o resultado de mais esta criação inédita para o GED. “Tem sido sempre tão diferente todos os anos que vem de encontro ao grupo que também é muito heterogéneo, ao nível de experiências e idades”, comentou.
Quanto ao público presente, que encheu a primeira e segunda plateia do grande auditório, Isabel Baptista comentou que é normal estar muita gente a assistir porque são bailarinos das Caldas. “Vêm os pais, a família e os amigos”, lamentando que nos outros espectáculos de dança que passam pelo CCC não haja tanto público. “Tenho assistido aqui a excelentes espectáculos com uma ou duas filas de pessoas”, referiu. Na sua opinião, isso deve-se à crise e à gestão de prioridades que as pessoas fazem quando querem pagar para assistir a um evento. “Acho que nas Caldas é difícil as pessoas saírem de casa, não é só para a dança”, afirmou Isabel Baptista.

“Site specific” e exposição de fotografia

- publicidade -

Antes da subida ao palco do GED os alunos finalistas da ESDL fizeram um espectáculo específico para o espaço exterior do CCC, dos quais foram criadores e intérpretes. O chamado “site specific” é um trabalho obrigatório para todos os finalistas do curso de Dança e neste caso aproveitaram a parceria que existe com as Caldas.
Normalmente os bailarinos da escola de Lisboa são integrados nas coreografias do GED, mas este ano o trabalhou acabou por ser facilitado porque participaram num evento paralelo.
Segundo Francisco Pedro, professor daquela escola, o espaço exterior do CCC é muito apelativo para a criação de uma coreografia. “Eles fizeram aqui um trabalho em função da arquitectura do CCC e deste espaço”, mas com inspiração nas peças de Rafael Bordalo Pinheiro.
Na noite de 29 de Abril foi também inaugurada, no foyer, uma exposição fotográfica de Edgar Libório, cujo tema foi o GED.
Das 29 fotografias a preto e branco expostas fazem parte os retratos de cada bailarino e imagens dos ensaios do espectáculo que foi apresentado nessa noite.
Desde 2008 que Edgar Libório tem vindo a acompanhar o GED, o que cativou para a fotografia de dança. “É uma tarefa difícil, mas eu gosto muito de fotografar o movimento nesta arte”, disse à Gazeta das Caldas.
A sétima edição do Caldas em Dança, organizado pela EDVCR, continua amanhã, 7 de Maio, com um workshop de iniciação ao sapateado, pelo professor Nuno Almeida.
No dia 14 haverá duas Master Classes de técnicas de dança clássica, com os professores Luísa Vendrell e José Luís Vieira. Ainda no mesmo dia Bruno Cochat irá dinamizar um workshop de “Dança para Todos” (maiores de 16 anos).
A 21 de Maio terá lugar um workshop de “Iniciação à Dança Criativa”, para maiores de 18 anos, com a professora Joana Carlos.
Para finalizar, na noite de 28 de Maio, às 21h30, os Pimpões recebem o 15º Encontro Regional de Dança.

 

Loading

- publicidade -