Gigantes de Cristina Lourenço presentes na Galeria Art4Family

0
264
A autora, o galerista e a curadora de “Gigantes enlaçadamente coloridos”

“Gigantes enlaçadamente coloridos” feitos com desperdício surpreendem o público

Abriu, a 21 de setembro, na Art4 Family Galeria, a exposição de Cristina Lourenço intitulada “Pés no Ar! Gigantes enlaçadamente coloridos”.
Nesta mostra, que tem curadoria de Maria Gabriel – que se dedica à área da joalharia de autor -, há novas peças de arte sustentável. E isto porque Cristina Lourenço usa cabides de arame e restos de tecido para as suas novas criações.
Os cabides vêm das lavandarias e os tecidos de uma loja desta área que os deitava fora. E assim são criados estes novos gigantes coloridos aproveitando restos têxteis que a autora coloca no arame fazendo pequenos laços e preenchendo a estrutura de arame.
“Crio assim personagens, uns são gigantes, outros são anjos”, disse a autora enquanto faz uma visita guiada por estas propostas de arte sustentável, pois aposta no reaproveitamento de materiais. Estas personagens – que também evocam a infância – são moldáveis e podem transformar-se ganhando novas configurações. Presentes estão nove personagens e há inclusivamente um autorretrato de Cristina Lourenço. Na mostra é também possível apreciar peças em cerâmica e de joalharia desta autora, que vive e trabalha nas Caldas há vários anos. A artista, que é também professora de Artes Visuais na EB de Sto. Onofre, apresenta ainda várias obras que são, em simultâneo, esculturas e peças de joalharia. A autora gostava de apresentar os seus gigantes noutras localidades, tornando esta sua mostra itinerante.
O responsável pela galeria, João Paulo Cunha comentou que as personagens de Cristina Lourenço “vai ser um sucesso” dado que estas propostas “são muito originais e fora da caixa”.
A Art 4 Family Galeria, em outubro, vai organizar uma mostra coletiva que vai reunir obras de arte feitas por médicos e que se vai designar “Olho Clínico”. Segue-se uma outra mostra da autoria de Umbelina Barros.
Esta galeria, além das exposições também aposta na realização de workshops de várias artes e também quer continuar a promover a cerâmica e os seus autores já que esta é uma arte matriz caldense. ■