Homenagem a Ruy Belo em S. João da Ribeira

0
965
O poeta, natural do concelho de Rio Maior, será recordado no próximo domingo

No próximo domingo, dia 27 de Fevereiro, a partir das 11h00 decorrerá em São João da Ribeira, em Rio Maior, uma homenagem ao poeta local Ruy Belo (1933-1978).
Às 11h00 decorrerá a deposição de coroa de flores no túmulo do poeta, no cemitério de São João da Ribeira. Às 12h00 será inaugurado na sede da Junta de Freguesia o busto de Ruy Belo, uma obra do mestre caldense Herculano Elias.
Após o almoço-convívio –  que se realiza no Salão da Junta de Freguesia de S. João da  Ribeira – às 16h30 realiza-se o espectáculo “Ruy Belo, era uma vez…” no Cineteatro Municipal de Rio Maior. O evento, que tem entrada livre, terá a participação do Coro da Ermida, vários músicos convidados e composições originais de Margarida Simas.
Ruy Belo nasceu em S. João da Ribeira, foi aluno do liceu de Santarém e cursou Direito na Universidade de Coimbra e de Lisboa, onde se diplomou em 1956. De partida para Roma, doutorou-se em Direito Canónico na Universidade de S. Tomás de Aquino. Em Lisboa, também frequentou a Faculdade de Letras, terminando em 1967 a licenciatura em Filologia Românica.
Além de actividade no domínio editorial, foi também professor. Leitor na Universidade de Madrid desde 1971, regressou ao país em 1977, tendo falecido de modo súbito no ano seguinte.
Este autor de Rio Maior, que é um nome de destaque na poesia portuguesa contemporânea, também foi ensaísta e crítico literário. Da sua obra poética fazem parte Aquele Grande Rio Eufrates (1961), Boca Bilingue (1966) ou Despeço-me da Terra da Alegria (1977).
A Obra Poética de Ruy Belo encontra-se reunida em dois volumes publicados pela Editorial Presença, com organização e comentários de Joaquim Manuel Magalhães. Os livros do poeta estão a ser reeditados pela mesma editora. Um volume único com toda a obra poética, significativamente intitulado Todos os Poemas, foi ainda recentemente dado à estampa pelo Círculo de Leitores (2000) e pela Assírio & Alvim (2001).
Para participar nas iniciativa que se realizam no domingo contactar através dos telfs. 243999300 ou 961789266.
N.N.