A ilustradora, formada na ESAD, apresenta os retratos dos seus bichos na Loja do Sr. Jacinto
Um sapo com chapéu alto, um ganso de óculos e um pavão com uma couve na cabeça são apenas algumas das propostas de ilustração de Isa Marita Romão que podem ser apreciadas numa exposição que está patente na Loja do Sr. Jacinto. A designer do Cadaval formou-se na ESAD e atualmente trabalha numa agência de design Lisboa. De qualquer modo, a autora mantém a ligação ao Oeste, pois vem a casa aos fins de semana. Tem 25 anos e começou a trabalhar assim que terminou a formação em Design Gráfico na escola de artes caldense há três anos. Conhecida no meio artístico como Is_a_Marita, a autora contou à Gazeta das Caldas que, no seu trabalho pessoal de ilustração tenta juntar técnicas tradicionais com digitais. Nas Caldas, apresenta agora uma coleção de retratos de animais que personifica, apresentando-os como se fossem pessoas com laços, chapéus e óculos. Há pinturas, ilustrações a preto e branco, sob papel de aguarela e sobre madeira.
Os bichos da designer estão em posse e têm chapéus, óculos e lenços
A designer tem retratos em tábuas, com magnético, que servem para segurar facas. Um dos animais retratados é o pavão do parque D. Carlos I “que era um rei da cidade na altura da pandemia. Era o único que podia circular pelas ruas”, disse Isa Marita que o retratou com uma couve na cabeça, simbolizando a cerâmica local.
Foi com este trabalho que também concorreu ao Festival Artístico de Linguagens Urbanas (FALU) pois gostaria de lhe dar dimensão e poder retratá-lo numa das paredes da cidade. A mostra vai estar patente até ao final do ano na loja do Sr. Jacinto, nas Caldas da Rainha.